Primeiramente, pode-se afirmar que o desemprego é uma das principais causas da restrição alimentar da população brasileira. De acordo com a música "Dança dos Desempregados", de Gabriel o Pensador, ficar evidente a relação entre a falta de emprego e a fome no cotidiano de parte da população brasileira. Isso acontece em decorrência à pouca ou nenhuma qualificação profissional. Dessa forma, fica claro que o desemprego contribui para vulnerabilidade alimentar desses indivíduos.
Ademais, vale ressaltar que a desarmonia socioeconômica é um dos motivos da fome nos cidadãos. Para Karl Marx, sociólogo alemão, a desigualdade social relaciona-se diretamente com a divisão de classes, apresentando um alinhamento com o atual corpo social brasileiro, visto que, a concentração de renda no país perdura desde o Período Colonial, evidenciando a falha do Estado em assimilar a distribuição de renda. Nesse sentido, conclui-se que a desigualdade impacta de forma direta uma parcela populacional.
Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Educação - órgão responsável pelo Sistema Educacional Brasileiro - crie oportunidades de qualificação profissional mediante à oferta de cursos técnicos-profissionalizantes, a fim de aumentar a empregabilidade da população - devido à aprimoração das habilidades -, consequentemente tornando democrático o acesso à comida e erradicando a fome.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada