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Segundo o seriado Chaves, é apresentado um protagonista sem-teto que convive com a fome. Nesse aspecto, o programa apresenta de uma forma cômica um assunto pertinente no Brasil: a insegurança alimentar e as razões envolvidas. Isso ocorre devido à desigualdade social, como consequência da má distribuição de renda, e, também, pela falta de oportunidades de emprego na sociedade.

Primeiramente, pode-se afirmar que o desemprego é uma das principais causas da restrição alimentar da população brasileira. De acordo com a música "Dança dos Desempregados", de Gabriel o Pensador, ficar evidente a relação entre a falta de emprego e a fome no cotidiano de parte da população brasileira. Isso acontece em decorrência à pouca ou nenhuma qualificação profissional. Dessa forma, fica claro que o desemprego contribui para vulnerabilidade alimentar desses indivíduos.

Ademais, vale ressaltar que a desarmonia socioeconômica é um dos motivos da fome nos cidadãos. Para Karl Marx, sociólogo alemão, a desigualdade social relaciona-se diretamente com a divisão de classes, apresentando um alinhamento com o atual corpo social brasileiro, visto que, a concentração de renda no país perdura desde o Período Colonial, evidenciando a falha do Estado em assimilar a distribuição de renda. Nesse sentido, conclui-se que a desigualdade impacta de forma direta uma parcela populacional.

Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Educação - órgão responsável pelo Sistema Educacional Brasileiro - crie oportunidades de qualificação profissional mediante à oferta de cursos técnicos-profissionalizantes, a fim de aumentar a empregabilidade da população - devido à aprimoração das habilidades -, consequentemente tornando democrático o acesso à comida e erradicando a fome.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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