Diante dessa situação, pode-se afirmar uma distribuição de renda muito desigual em relação a população brasileira. Historicamente, o Brasil é um país em que no seu processo de desenvolvimento sempre deu mais privilégio a classes socioeconômicos mais altas, como o coronelismo que dava poder e influência a determinadas pessoas ricas. Desta forma, nos dias atuais ainda se vê reflexos dessas situações, em termos gerais o Brasil considerado um país rico, mas a verdade é que essa riqueza se concentra na mão de uma minoria, acarretando milhares de pessoas sem condições financeiras para uma alimentação diária minimamente saudável.
Ademais, é necessário lembrar que o Brasil se encontra entre os países que mais produzem alimentos no mundo. Porém, é uma produção voltada para a exportação, muitas vezes deixando produtos de qualidade inferior para a população local, além de que dependendo da demanda dos outras países, os produtos chegam com um valor muito alto para o consumidor brasileiro, um exemplo disso foi a alto no valor da carne nos mercados brasileiros em um período onde a China se encontrava com baixa produção e estava importante diversos tipos de cortes. Contudo , levando em consideração a dificuldade financeira da maioria dos cidadãos e os valores dos produtos, encontra-se o senário perfeito para a fome.
Portanto, O Governo federal em parceria com iniciativas privadas deveriam iniciar um processo de reforma agrária (com assentamento de todas as famílias sem terra) e ampliação das políticas de apoio a agricultura família. Tudo isso por meio de negociação com os donos de terra e realocação de famílias necessitadas. Para criar uma possibilidade de acabar com a fome e a miséria no país e garantir a todos os brasileiros e brasileiras a realização de seu direito a alimentação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada