Precipuamente, é fulcral pontuar que a falta de disponibilidade e acesso das pessoas aos alimentos deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíba tal recorrência. Segundo Aristóteles, filósofo grego, a política tem como função preservar a integração dos indivíduos da sociedade. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, visto que os investimentos e projetos de leis que garantam a estabilidade e acesso a recursos alimentícios para toda comunidade brasileira, não encontram espaço e respaldo político necessário. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar o desemprego como um dos principais promotores do problema. De acordo com duas pesquisas realizadas em 2020 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e pelo IBGE, mais de 19 milhões de brasileiros passam fome e 13,4 milhões de pessoas necessitam de um emprego. Desta forma, percebe-se que, a taxa de desempregados é um fator prioritário para a fome no Brasil. Tudo isso retarda a resolução do empecilho e contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática. Para tanto, necessita-se, que o Ministério da Cidadania, crie programas sociais — voltados para os cidadãos que estão em situação de fome e insegurança alimentar —, por meio de ONGs e secretarias estaduais de desenvolvimento social, com objetivo de promover ações para garantir segurança alimentar e nutricional aos brasileiros. Assim, se consolidará uma sociedade mais humanitária, onde o povo, juntamente com seus governantes não exerçam a” Atitude Blasé” como afirma George Simmel.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada