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Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, a educação é um direito de todo o cidadão brasileiro e dever do Estado. Entretanto, não é possível verificar tal premissa na realidade da sociedade brasileira, visto que o abandono escolar vem se intensificando ao longo dos anos. Diante disso, torna-se necessário criar estratégias de atuação a partir das causas do problema: a metodologia de ensino tradicional e a falta de incentivo familiar

Em primeiro lugar, o modelo de educação tradicional é um grande desafio no que tange a problemática. Segundo George Bernard Shaw, o progresso não acotecerá se não houver mudanças. Tal perspectiva aponta para as modificações que precisam ser feitas no método de ensino, visto que este ainda se mantém preso aos meios tradicionais onde o professor repassa conhecimento por meio de uma aula expositiva e testa os alunos através de exercícios e provas sobre os assuntos abordados. Contudo, muitos jovens não conseguem aprender com esse sistema que se mostra ultrapassado para a geração atual. Assim, é preciso que medidas sejam tomadas para atribuir às escolas um ensino moderno.

Em segundo lugar, a ausência de incentivo por parte da família é um entrave na resolução do problema. De acordo com Nelson Mandela "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Todavia, o pensamento de Mandela se contrapõe às ações de algumas famílias que negligênciam a educação de seus filhos, acarretando a permanencia de um mal desempenho escolar e, consequentemente, acaba por causar a desistência dos estudos. Dessa forma, é necessário que os familiares tenham conhecimento do enorme poder que a educação tem sobre a sociedade.

Portanto, é importante intervir nesse problema. Para isso, cabe ao Ministério da Educação desenvolver um método de ensino que vise trazer maior desenvolvimento para os estudantes fazendo o uso de diversas ferramentas da atualidade, como por exemplo a tecnologia, no intuito de promover aulas mais dinâmicas e interessantes para os alunos, com o uso de jogos e debates sobre as temáticas atuais e, por meio de palestras, transmitir às famílias a importância da educação na vida de crianças e adolescentes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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