A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País. Hodiernamemte, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto. A falta de infraestrutura escolar, é responsável por grande parte da desistência de alunos, por exemplo, uma metodologia de ensino embaralhada, uma precariedade do ensino leva o aluno a não compreender o que de fato é importante. Fazendo com que o indivíduo se pergunte qual é realmente o motivo pelo qual estuda.
Ademais, é importante salientar a desigualdade social como impulsionador da evasão escolar no Brasil. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século XXl, pois o estudante se “molda” naquilo que o foi imposto, como o trabalho precoce para ajuda de despesas dentro de casa. Acarretando diretamente em um ciclo, pois é uma desigualdade que passa de gerações para gerações. Sendo assim, necessário uma atenção maior para essa problemática.
Portanto, é necessário solucionar problemas como a falta de infraestrutura das escolas e desigualdade na evasão dos alunos. Dessa maneira, urge que o Governo, por meios das escolas, ofereçam algum auxílio educacional, com plataformas inovadoras de metodologia e uma bolsa que ajude a família a manter os estudantes ativos. Com a finalidade de deixar a sociedade mais igualitária e com as mesmas oportunidades. Dessa forma, solucionar problemas como o IDH do País, que se econtra em um cenário precário de desigualdade humana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada