Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#107024
A Constituição Federal de 1988 garante, dentre outros, o direito à instrução a todos os cidadãos brasileiros. Todavia, essa garantia não possui aplicabilidade efetiva, haja vista que a ausência de educação ambiental persiste vigente - o que é preocupante, pois, devido a isso, danos à ambiência e, em efeito, à população são gerados. Deve-se, então, analisar as causas desse problema: o descuido educacional e a inoperância familiar.

Primeiramente, precisa-se atribuir culpa à disfunção educativa. Isso porque as escolas normalmente não ensinam aos estudantes sobre a importância do meio ambiente, gerando queimadas e, pois, doenças respiratórias. Murilo Gun, palestrante brasileiro, diz que os colégios apreciam, apenas, o vestibular. A tese de Gun é, de fato, concreta, visto que as instituições de ensino, por focarem, de maneira excessiva, conteúdos associados a exames universitários, não oferecem aulas a respeito da essencialidade da ambiência. Por conseguinte, alguns alunos efetuam queimadas - seja por um ato incendiário, seja por fumar e não descartar a bituca do cigarro corretamente -, afinal, eles desconhecem a maleficência dessas ações, o que pode causar enfermidades relacionadas à respiração - asma, bronquite crônica -, uma vez que o fogo é capaz de deteriorar o pulmão. Logo, é fundamental que as escolas não foquem somente as provas.

Ademais, tem-se de problematizar a negligência da família. Isso em razão de que os genitores usualmente não instruem os seus filhos em relação à ambiência, ocasionando contratempos ligados aos mares. À vista disso, o filósofo Émile Durkheim afirma que a parentela é a principal responsável pelo desenvolvimento pleno dos menores. Esse viés filosófico, no entanto, é contrariado quando os pais não oferecem instrução às crianças sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. Tal fato ocorre pois os genitores, muitas vezes, não têm oportunidades suficientes para efetuar essas discussões devido à extensa carga horária de afazeres domésticos e trabalhistas, tendo tempo, apenas, para levar os filhos à escola e alimentá-los. Com isso, o público mirim tende, pelo fato de estar destituído de educação ambiental, a jogar óleo de cozinha no ralo da pia e/ou a despojar lixo em rios e em córregos, o que é inadmissível, dado que aquele ato pode afligir vidas marítimas e esse consegue poluir os oceanos. Dessarte, é imprescindível fazer jus à tese de Durkheim.

Portanto, nota-se o quão essencial é combater a carência de ensino ambiental. Visando efetivar essa demanda, o Poder Executivo, por meio do Ministério da Educação - órgão responsável pelo aprimoramento da instrução do país -, tem de elaborar um plano constituído em duas etapas: na primeira, será aplicada, nas escolas brasileiras, a disciplina “Educação ambiental”, na qual serão ensinados os prejuízos frente à deterioração da ambiência; na segunda, serão realizadas reuniões mensais, com os discentes e com os seus pais, no tocante ao meio ambiente. Com essa medida, a norma constitucional referida será, com certeza, posta em prática.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#107025
@Mylike @EuDavila @Anna1 @Gi69 @bylari @Fortes @geoca


Olá, meus caros! Ando sumido, né? KKKKKKK Tanto aqui no fórum - devido à falta de vontade de corrigir redações mesmo, é triste - quanto no WhatsApp - devido a um problema que ocorreu com o meu celular (a Laranja deve ter explicado). Estive em uma "ressaca redacional" e essa é a primeira que eu faço em um longo período de tempo, então, não esperem muita coisa dessa KKKK. Valeu!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
3
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#107027
@JoaoPedro72, oiii!
Senti saudades KKKKKKKKKKK. Ótimo texto, João! :D

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#107037
Gi69 escreveu:@JoaoPedro72, oiii!
Senti saudades KKKKKKKKKKK. Ótimo texto, João! :D
Valeu, Gi! Sinto saudades de vcs tbm KKK

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#107038
"Parabéns" KKKKKKKK

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#107039
Mylike escreveu:"Parabéns" KKKKKKKK
KKKK Valeu, Laranja!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#107042
Redação muito boa, João! :D
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#107044
Anna1 escreveu:Redação muito boa, João! :D


Valeu, Anna! :mrgreen:

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#107074
Fortes escreveu:Seja bem-vindo de volta, @JoaoPedro72. Como de praxe, boa redação! ;)
Valeu, Rodrigo! :D

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A questão da Educação ambiental no brasil
por Leona    - In: Outros temas
0 Respostas 
155 Exibições
por Leona
4 Respostas 
1149 Exibições
por JoaoPedro72
1 Respostas 
606 Exibições
por ManoelGerso
0 Respostas 
89 Exibições
por Bibi101
0 Respostas 
62 Exibições
por Nsnaty
Educação ambiental no Brasil
por Ruancl    - In: Outros temas
0 Respostas 
120 Exibições
por Ruancl
0 Respostas 
232 Exibições
por Ryan11775566
0 Respostas 
851 Exibições
por Jero
3 Respostas 
348 Exibições
por danielllima
Falta de consciência ambiental no Brasil
por Julia777    - In: Outros temas
0 Respostas 
120 Exibições
por Julia777

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM