Primeiramente, precisa-se atribuir culpa à disfunção educativa. Isso porque as escolas normalmente não ensinam aos estudantes sobre a importância do meio ambiente, gerando queimadas e, pois, doenças respiratórias. Murilo Gun, palestrante brasileiro, diz que os colégios apreciam, apenas, o vestibular. A tese de Gun é, de fato, concreta, visto que as instituições de ensino, por focarem, de maneira excessiva, conteúdos associados a exames universitários, não oferecem aulas a respeito da essencialidade da ambiência. Por conseguinte, alguns alunos efetuam queimadas - seja por um ato incendiário, seja por fumar e não descartar a bituca do cigarro corretamente -, afinal, eles desconhecem a maleficência dessas ações, o que pode causar enfermidades relacionadas à respiração - asma, bronquite crônica -, uma vez que o fogo é capaz de deteriorar o pulmão. Logo, é fundamental que as escolas não foquem somente as provas.
Ademais, tem-se de problematizar a negligência da família. Isso em razão de que os genitores usualmente não instruem os seus filhos em relação à ambiência, ocasionando contratempos ligados aos mares. À vista disso, o filósofo Émile Durkheim afirma que a parentela é a principal responsável pelo desenvolvimento pleno dos menores. Esse viés filosófico, no entanto, é contrariado quando os pais não oferecem instrução às crianças sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. Tal fato ocorre pois os genitores, muitas vezes, não têm oportunidades suficientes para efetuar essas discussões devido à extensa carga horária de afazeres domésticos e trabalhistas, tendo tempo, apenas, para levar os filhos à escola e alimentá-los. Com isso, o público mirim tende, pelo fato de estar destituído de educação ambiental, a jogar óleo de cozinha no ralo da pia e/ou a despojar lixo em rios e em córregos, o que é inadmissível, dado que aquele ato pode afligir vidas marítimas e esse consegue poluir os oceanos. Dessarte, é imprescindível fazer jus à tese de Durkheim.
Portanto, nota-se o quão essencial é combater a carência de ensino ambiental. Visando efetivar essa demanda, o Poder Executivo, por meio do Ministério da Educação - órgão responsável pelo aprimoramento da instrução do país -, tem de elaborar um plano constituído em duas etapas: na primeira, será aplicada, nas escolas brasileiras, a disciplina “Educação ambiental”, na qual serão ensinados os prejuízos frente à deterioração da ambiência; na segunda, serão realizadas reuniões mensais, com os discentes e com os seus pais, no tocante ao meio ambiente. Com essa medida, a norma constitucional referida será, com certeza, posta em prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.