• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#83163
A questão da desigualdade social escolar tem sido um problema frequente no Brasil. Sabendo disso, é necessário ter em mente que essa problemática deve ser enfrentada. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes para agravamento da situação, sendo: a negligência governamental e a ausência de investimentos escolares. 
 Nessa perspectiva, é interessante analisar que, a negligência governamental contribui significativamente para o agravamento da situação. Segundo dados da revista "UOL", mais de mil escolas públicas no Brasil apresentam taxas elevadas de mais de 70% de reprovação de alunos, sendo que em escolas particulares essa taxa é dez vezes menor. Mesmo com essa elevada taxa de reprovamento, autoridades governamentais ainda não se mantiveram presentes em situações como essas, permanecendo uma situação de descaso para alunos de classes sociais baixas que residem em redes públicas. 
 Além disso, outro fator que afeta negativamente o descaso social escolar é a questão da ausência de investimentos escolares. Atualmente, se colocado em pauta a comparação entre redes públicas e privadas, a diferença social é "gritante", já que em redes privadas o investimento e o ensino é maior em até 50%, segundo relata o jornal "Sitesa". Com isso, alunos registrados em escolas públicas sofrem grandes consequências com o ensino precário e a falta de preparo educacional necessário.
 Portando, é dever do governo-estado, seguido do poder legislativo (órgão responsável por criar leis e executa-las), tomar atitudes cabíveis para que esse problema seja solucionado. Assim, pode-se citar medidas que se tornam eficazes para solucionamento do caso, como: criação de leis que restabelecam essa diferença social escolar, investimentos na educação pública, tanto como a padronização entre redes públicas e privadas e preparo psicológico para alunos que passam por reprovação. Desse modo, as diferenças sociais escolares seriam restabelecidas, e deixaria de existir um certo privilégio de apenas um lado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM