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É indubitável que o cenário econômico passou a influenciar questões sociais e culturais, a mercê do mercado. Desde o período das Grandes Navegações no século XV e XVI, a cultura tem sido usada como medida comercial, sendo apropriada ou exterminada, como visto claramente em povos nativos das Américas e os colonizadores Europeus, uma vez que tradições e ritos foram desconsiderados ou até mesmo usados como turismo.

Além disso, a união de culturas age em prol da formação de um povo, como já ocorre internacionalmente, visto que religiões de matrizes Africanas bem como sua gastronomia e ritos têm sido recorrentemente incorporadas à realidade Brasileira, por exemplo. Porém, a problemática se manifesta quando há apropriação da cultura distinta de forma negativa, ridicularizada ou desmoralizada, prática advinda de um pensamento retrógrado sobre superioridade racial de um povo sobre outro.

Portanto, toda cultura deve ser valorizada independente de sua nacionalidade ou território, são formas de expressões humanas que diversificam a sociedade e representam a rica pluralidade social. Embora em um mundo globalizado em que povos dominados são recessivos a seus dominadores, a tolerância deve ser praticada a fim do respeito mútuo entre nações e à cooperação.

Em suma, o problema a ser debatido abrange questões de preconceito cultural, que deve ser constantemente debatido por comprometer seriamente ideais éticos e morais, que precisam fazer parte da mentalidade humana independente do povo, a fim de uma harmonia social mais presente. Por isso, torna-se dever moral da sociedade combater discriminações culturais, seja por meio do aprendizado desde a infância, debates recorrentes na mídia, ou ações aliadas ao Estado como palestras e manifestações públicas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Invisibilidade na sociedade

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