Avatar do usuário
Por anasilva1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62719
A Colonização brasileira, marco histórico e social da formação do país, constituiu-se na repressão sociocultural da população afrodescendente e indígena por colonos brancos. Ainda que essas minorias sejam relevantes para a formação do contexto brasileiro, o processo de apropriação cultural corrobora fortemente para a comercialização e estereotipização de suas identidades.
Em primeira análise, é válido pontuar que o capitalismo age em parte crucial dessa ação, comercializando e resumindo a cultura de um povo a um objeto submetido apenas a um valor. Em busca do lucro, as empresas recorrem a modelos estereotipados, que são bem vistos pelo público alvo dos produtos. Entretanto, não é possível responsabilizar a população consumidora, pois grande parte dela não possui o conhecimento adequado no que tange o assunto e, por estarem introduzidos em uma sociedade capitalista, sentem-se excluídos por não seguirem à massa que está obrigatoriamente envolta nos anseios da classe que está lucrando com esse processo.
Ademais, existe uma escassez de informações nas escolas quanto ao ensino das culturas progressivamente apagadas no decorrer da história do Brasil. Os educadores não prezam por um ensino focado na garantia de conhecimentos históricos e sociais, especialmente por conta da cartilha conteudista que afeta toda a educação nacional. Nesse sentido, para o pedagogo Paulo Freire, a falta de uma educação adequada contribui para a não mudança de uma sociedade, o que garante a perpetuação de atos que impliquem na contínua deturpação da cultura dos povos presentes no Brasil.
Infere-se, portanto, a necessidade de medidas que mitiguem os efeitos negativos propiciados pela apropriação cultural no Brasil. Cabe ao Ministério da Educação, responsável pela gerência educacional, em parceria com a Secretaria de Cultura, a realização de oficinas que possibilitem o amplo conhecimento da mensagem de inclusão e respeito, por meio de palestras e apresentações artísticas com personagens pertencentes à cultura específica, visando o melhor ensinamento das diferenças existentes no Brasil, a fim de ampliar o respeito as diferenças que existem nesse compartilhamento cultural.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
55 Exibições
por Thabf08
0 Respostas 
97 Exibições
por 0573764
Brasil e a falta de habilidade cultural
por Slipemy7    - In: Outros temas
1 Respostas 
134 Exibições
por Slipemy7
0 Respostas 
88 Exibições
por Giulyx00
1 Respostas 
330 Exibições
por Raquelzinhaz
0 Respostas 
3225 Exibições
por marihss
0 Respostas 
645 Exibições
por Vivihxp
0 Respostas 
181 Exibições
por slade2y
0 Respostas 
160 Exibições
por giovanna1412
5 Respostas 
312 Exibições
por Lauany25

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

gabisateles - Você apresenta bem o tema […]

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM