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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo (6°), o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa o analfabetismo digital no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspetiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo digital. Nesse sentido, pessoas idosas que estão recentemente adentrando nesse meio tecnológico tendem a ter bastante dificuldade no uso de aparelhos digitais. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o uso indevido dessas tecnologias como impulsionador do analfabetismo digital no país. Segundo o relatório elaborado no Reino Unido, o Brasil ficou entre os países que possui uma população confiante no compartilhamento de informações na comunidade da "internet". Diante de tal exposto percebe-se que as pessoas precisam aprender de maneira correta a usufruir essas tecnologias. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de vídeos autoexplicativo, consiga chegar a toda população brasileira a de fim de diminuir esse problema virtual. Assim, torna-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos na Magna Carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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