Sob essa ótica, cabe frisar que a garantia de uma mobilização na questão adotiva por parte do Governo é essencial e urgente, por que a vulnerabilidade do grupo juvenil é inadmissível.
Acerca disso, a Constituição Federal de 1988, norma jurídica brasileira, assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, evidencia-se a problemática da estagnação na oficialização do papel de adoção no Brasil, devido a negligência governamental, que acentua esse quadro. Logo, sem apoio político, a burocratização e o aumentativo dos indivíduos não adotados em razão da idade se tornam consequências graves.
Por conseguinte, cabe salientar que a escolha padronizada pelos requerentes intensifica o congestionamento do procedimento adotivo. De acordo com o professor de filosofia política John Rawls, a sociedade deveria ser organizada de modo a dar oportunidades e riquezas iguais aos menos favorecidos. Contudo, quando se analisa a contemporaneidade, é concebido a inexistência desse preceito na prática, dado que a busca de crianças depende de vários aspectos, como o gênero, idade e cor. Alem disso, a frequência de adoções fora dos padrões é excassa. Dessa maneira, verifica-se que as pessoas sem essa rotulagem não desfrutam do ansiado acolhimento , com efeito, não são percebidas pelos adotantes.
Portanto, medidas são necessárias para mudar esse dilema. Então, cabe ao Poder público nacional promover a conscientização da população, direcionada especialmente aos que pretendem adotar, através de campanhas informativas usando a mídia, como as redes sociais,vinculadas também à norma obrigatória no processo de adoção, para que facilite a inclusão de debates acerca da situação vulnerável dos jovens, como também gere uma comoção social que mude de ideia sobre suas escolhas. Assim, mais indivíduos poderão ser adotados, amenizando o emblema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.