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Por mandy13
#37547
Desde que a Revolução Industrial teve início, a problemática com o meio ambiente foi ganhando proporções cada vez maiores. De maneira análoga, é possível constatar que, em relação à qualidade da água, a realidade brasileira permanece deplorável em razão do modo como lida com o meio ambiente. Tal questão tem como agravantes a poluição aquática e a falta de saneamento básico em muitos municípios brasileiros.

Em primeiro plano, é preciso destacar o problema da poluição da água. Para o ativista ambiental Paul Watson, "a inteligência é a habilidade das espécies de se manter em harmonia com o meio ambiente". Nesse sentido, é visível que o Brasil não possui tal habilidade, pois muitas fábricas e agricultores nao fazem o manejo correto de seus restos toxicos, que vão diretamente para a água.

Ademais, a falta de saneamento básico é um persistente e grave fator. Segundo dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento, 62,5% do esgoto do país não é tratado, fato que bate de frente com a esperança de ter qualidade na água, já que o esgoto não tratado corre diretamente para ela. É inadmissível que, em pleno século 21, apenas 37,5% de todo o esgoto do Brasil seja devidamente tratado. Logo, medidas devem ser tomadas urgentemente.

Portanto, são necessárias ações do Poder Público para amenizar o problema em questão. O Estado deve, então, criar e divulgar para as pessoas, por meio das mídias, leis que determinem uma significativa diminuição no volume de dejetos tóxicos, advindos de fábricas e da agricultura, despejados aos mares. Além disso, deve fiscalizar constantemente seu comprimento. Ademais, deve investir pesadamente em saneamento básico no país. Assim, a qualidade da água brasileira poderá ter uma perspectiva de melhora com o passar dos anos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#37600
@mandy13, Olá! Tudo bem? Me chamo Eduardo, e eu vou corrigir essa sua redação. Vamos lá?

1 - INTRODUÇÃO
Desde que a Revolução Industrial teve início, a problemática com o meio ambiente foi ganhando proporções cada vez maiores. De maneira análoga, é possível constatar que, em relação à qualidade da água, a realidade brasileira permanece deplorável em razão do modo como lida com o meio ambiente. Tal questão tem como agravantes a poluição aquática e a falta de saneamento básico em muitos municípios brasileiros.

(1) Esse "a" não possui crase. Não use crase antes de palavras masculinas.

Comentário: Excelente introdução! Possuitodos os critérios exigidos. Parabéns!


2 - DESENVOLVIMENTO 1
Em primeiro plano, é preciso destacar o problema da poluição da água. Para o ativista ambiental Paul Watson, "a inteligência é a habilidade das espécies de se manter em harmonia com o meio ambiente". Nesse sentido, é visível que o Brasil não possui tal habilidade, pois muitas fábricas e agricultores nao (1) fazem o manejo correto de seus restos toxicos, que vão diretamente para a água.

(1) Faltou o acento nessa palavra.

Comentário: Seu desenvolvimento 1 ficou fraco. Ele teve uma boa organização, um ótimo repertório sociocultural produtivo e pertinente ao tema. No entanto, está muito curto. Você não explicou muito bem o problema. Resumido: Você foi direto demais. Você não detalhou como esses produtos tóxicos vão parar lá, ou seja, você não argumentou muito bem. Não trouxe porquês, e não os resolveu. Para uma melhor organização e argumentação.

Dica: Abaixo haverá um link para lhe ajudar com a organização e organização dos seus argumentos. E também para lhe ajudar na construção da estrutura do desenvolvimento. Bons estudos!

LINK PARA LHE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO:
:idea:

LINK PARA LHE AJUDAR COM A ARGUMENTAÇÃO PERFEITA:
:arrow:

3 - DESENVOLVIMENTO 2
Ademais, a falta de saneamento básico é um persistente e grave fator. Segundo dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento, 62,5% do esgoto do país não é tratado, fato que bate de frente com a esperança de ter qualidade na água, já que o esgoto não tratado corre diretamente para ela. É inadmissível que, em pleno século 21, apenas 37,5% de todo o esgoto do Brasil seja devidamente tratado. Logo, medidas devem ser tomadas urgentemente.

Comentário: Esse seu desenvolvimento também teve uma boa organização e repertório, no entanto, foi muito curto. Deixou a desejar e muito na argumentação. Pois teve mais dados argumentos.

Dica: Use as informações que passe o acima no D1, elas também servirão para esse parágrafo de desenvolvimento.


4 - CONCLUSÃO
Portanto, são necessárias ações do Poder Público para amenizar o problema em questão. O Estado (AGENTE) deve, então, criar e divulgar para as pessoas, por meio das mídias, leis, (AÇÃO + MEIO/MODO) que determinem uma significativa diminuição no volume de dejetos tóxicos, advindos de fábricas e da agricultura, despejados aos mares (DETALHAMENTO). Além disso, deve fiscalizar constantemente seu comprimento (AÇÃO). Ademais, deve investir pesadamente em saneamento básico no país (AÇÃO). Assim, a qualidade da água brasileira poderá ter uma perspectiva de melhora com o passar dos anos.

Comentário: Sua conclusão ficou desorganizada em alguns quesitos, pois você colocou 3 ações para o governo fazer. No entanto, não apresentou o efeito de tal ação. Espero que melhore isso em seu próximo texto.

Dica: Abaixo haverá um link para lhe ajudar com os 5 elementos da proposta de intervenção. Como organizações e quais são. Bons estudos!

LINK PARA LHE AJUDAR COM A CONCLUSÃO:

:arrow:


Espero ter lhe ajudado de alguma maneira. Caso tenha algum equívoco é só me marcar.

Bons estudos!

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Dúvida!

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Luahnna , Corrigindo a terceira linha do primeiro[…]

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