Em primeiro plano, é importante ter conhecimento do cenário econômico mundial, uma vez que esse influencia diretamente na economia de um país. Nessa perspectiva, a crise provocada pela epidemia do COVID19 que afetou o planeta Terra, influenciou diretamente na economia nacional, que por sua vez diminui as ofertas de emprego no Brasil. Dessa forma, é possível compreender a magnitude dos problemas que uma crise mundial pode causar com a redução de gastos, gerando o desemprego. Logo, esses vão recorrer ao trabalho informal.
Em segundo lugar, é evidente que ainda vivemos em uma sociedade preconceituosa, e essa problemática aparece de forma translúcida no mercado de trabalho. Nessa mesma óptica, pode-se observar uma das maiores lojas varejistas do Brasil, Magazine Luiza, sendo alvo de denúncias relacionadas à discriminação racial e a homofobia. Essa empresa foi questionada sobre as disparidades quantitativas de gerentes negros e brancos, quando a população negra e LGBT são minorias em sua folha salarial. Dessa forma, é notório que o mercado de trabalho torna-se mais injusto quando se trata de minorias.
Portanto, para a edificação da sociedade brasileira, e para solucionar a situação vivida, é necessário medidas de intervenção. Nesse sentido, cabe ao governo, na figura do Ministério da Economia de manter relações internacionais com diversos países, a fim de manter sua economia interna aquecida evitando sofrer grandes impactos econômicos em razão de crises financeiras externas. Além disso, as empresas públicas e privadas devem passar por uma fiscalização rigorosa quanto ao cumprimento de políticas públicas de inclusão social dentro do seu quadro de trabalhadores. Dessa forma, o pensamento de Benjamin Franklin se faria presente na sociedade brasileira, pois o homem seria dignificado através do seu trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.