Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#47312
Benjamim Franklin, importante polímata estadunidense e um dos principais líderes da Revolução Americana dizia, ‘’o trabalho dignifica o homem’’. Nesse sentido, é possível compreender a importância do emprego para a dignidade humana. Entretanto, no Brasil do século XXI as relações trabalhistas se tornarão cada vez mais voláteis. Por um lado, a crise econômica por qual o Brasil passa na hodiernidade propaga o desemprego. Por outro, a baixa qualificação dos profissionais e problemas enraizados na sociedade brasileira, como o racismo e a homofobia exercem forte influencia para a continuação do problema.
Em primeiro plano, é importante ter conhecimento do cenário econômico mundial, uma vez que esse influencia diretamente na economia de um país. Nessa perspectiva, a crise provocada pela epidemia do COVID19 que afetou o planeta Terra, influenciou diretamente na economia nacional, que por sua vez diminui as ofertas de emprego no Brasil. Dessa forma, é possível compreender a magnitude dos problemas que uma crise mundial pode causar com a redução de gastos, gerando o desemprego. Logo, esses vão recorrer ao trabalho informal.
Em segundo lugar, é evidente que ainda vivemos em uma sociedade preconceituosa, e essa problemática aparece de forma translúcida no mercado de trabalho. Nessa mesma óptica, pode-se observar uma das maiores lojas varejistas do Brasil, Magazine Luiza, sendo alvo de denúncias relacionadas à discriminação racial e a homofobia. Essa empresa foi questionada sobre as disparidades quantitativas de gerentes negros e brancos, quando a população negra e LGBT são minorias em sua folha salarial. Dessa forma, é notório que o mercado de trabalho torna-se mais injusto quando se trata de minorias.
Portanto, para a edificação da sociedade brasileira, e para solucionar a situação vivida, é necessário medidas de intervenção. Nesse sentido, cabe ao governo, na figura do Ministério da Economia de manter relações internacionais com diversos países, a fim de manter sua economia interna aquecida evitando sofrer grandes impactos econômicos em razão de crises financeiras externas. Além disso, as empresas públicas e privadas devem passar por uma fiscalização rigorosa quanto ao cumprimento de políticas públicas de inclusão social dentro do seu quadro de trabalhadores. Dessa forma, o pensamento de Benjamin Franklin se faria presente na sociedade brasileira, pois o homem seria dignificado através do seu trabalho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#48183
Benjamim Franklin, importante polímata estadunidense e um dos principais líderes da Revolução Americana dizia, ‘’o trabalho dignifica o homem’’. Nesse sentido, é possível compreender a importância do emprego para a dignidade humana. Entretanto, no Brasil do século XXI as relações trabalhistas se tornarão cada vez mais voláteis(veja bem, aqui você trás uma previsão sem nenhuma argumentação que a valide). Por um lado, a crise econômica por qual o Brasil passa na hodiernidade propaga o desemprego(Tese1). Por outro, a baixa qualificação dos profissionais e problemas enraizados na sociedade brasileira, como o racismo e a homofobia exercem forte influencia para a continuação do problema(Tese2, perceba que essa segunda tese você aponta dois problemas: Falta de qualificação, e preconceito. Isso tornará complicada sua argumentação do segundo parágrafo, já que precisará relacionar suas duas alegações).
Em primeiro plano, é importante ter conhecimento do cenário econômico mundial, uma vez que esse influencia diretamente na economia de um país. Nessa perspectiva, a crise provocada pela epidemia do COVID19 que afetou o planeta Terra, influenciou diretamente na economia nacional, que por sua vez diminui as ofertas de emprego no Brasil. Dessa forma, é possível compreender a magnitude dos problemas que uma crise mundial pode causar com a redução de gastos, gerando o desemprego. Logo, esses vão recorrer ao trabalho informal.(A estrutura está muito boa, parabéns! No entanto, você não coloca argumentos consistentes, assim não deixando claro seu posicionamento. Cabe lembrar que é um dissertação ARGUMENTATIVA)
Em segundo lugar, é evidente que ainda vivemos em uma sociedade preconceituosa, e essa problemática aparece de forma translúcida no mercado de trabalho. Nessa mesma óptica, pode-se observar uma das maiores lojas varejistas do Brasil, Magazine Luiza, sendo alvo de denúncias relacionadas à discriminação racial e a homofobia. Essa empresa foi questionada sobre as disparidades quantitativas de gerentes negros e brancos, quando a população negra e LGBT são minorias em sua folha salaria(Aqui a ideia que tentou passar ficou confusa, vc trás que há diferenças entre gerentes negros e brancos, depois diz que negros e LGBTS são minorias, tudo bem, entendi o que quis passar, mas entende que as ideias não se encaixam !?)l. Dessa forma, é notório que o mercado de trabalho torna-se mais injusto quando se trata de minorias.(Bom, você consegue um repertório atual, mas novamente não coloca muito argumento, não deixando claro seu ponto de vista) (Vale ressaltar, também, que não fala nada sobre a falta de qualificação profissional, o que é trazido como tese. Logo, há um problema de planejamento....)
Portanto, para a edificação da sociedade brasileira, e para solucionar a situação vivida, é necessário(são necessárias) medidas de intervenção. Nesse sentido, cabe ao governo(Governo), na figura do (Agente)Ministério da Economia( como assim, na figura?) de (retire o: de) manter relações internacionais com diversos países(Ação), a fim de manter sua economia interna aquecida evitando sofrer grandes impactos econômicos em razão de crises financeiras externas(Finalidade) (Por que manter relações internacionais aqueceria a economia? Que tipo de relações?). Além disso, as empresas públicas e privadas(Agente) devem passar por uma fiscalização rigorosa quanto ao cumprimento de políticas públicas de inclusão social dentro do seu quadro de trabalhadores(Ação). Dessa forma, o pensamento de Benjamin Franklin se faria presente na sociedade brasileira, pois o homem seria dignificado através do seu trabalho.

C1- 160 (poucos desvios gramaticais)
C2- 160 (Bom repertório, porém poucos produtivos.)
C3- 120 (Pouca argumentação, e falta de falar sobre um assunto colocado na introdução)
c4- 200 (diversidade de sinônimos e conectivos, muito bem!!)
C5 - 120 (Duas propostas, sem detalhamento na primeira, sem modo e detalhamento na segunda. Sendo que a primeira, não possui uma lógica intervencional)

Desde a terceira revolução industria[…]

A saúde mental é um fator de risco n[…]

No cenário atual encontra-se muitas pessoas[…]

São Tomás de Aquino defendeu que tod[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM