Avatar do usuário
Por luannathag
Quantidade de postagens
#123253
Ulisses Guimarães, ex-deputado federal e participante da Assembleia Constituinte, ao promulgar a Constituição Federal de 1988, que está em vigor até os dias atuais, fez um discurso marcante com a promessa de tornar a Carta Magna a voz da sociedade rumo à mudança. Entretanto, no que se diz respeito ao combate à proliferação de HIV entre os jovens, vemos que os cidadãos ainda enfrentam barreiras no Brasil. Nesse âmbito, é lícito destacar como as principais causas da questão a inoperância estatal e a apatia social.
É válido ressaltar, de início, a ineficiência das ações governamentais como promotora do problema. De acordo com o escritor Nicolau Maquiavel, no livro “O Príncipe”, para se manterem no poder, os governantes devem operar em busca do bem universal. No entanto, percebemos que, no território nacional, há ocorrência de obstáculos que atrapalham à redução nos casos de pessoas infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, já que o Estado, mesmo sendo o responsável pelo cumprimento das políticas públicas, negligencia seu papel de instrutor e fiscalizador dessas leis comuns. Desse modo, é inadmissível que tal situação se perpetue, pois traz consequências, como a sobrecarga pela procura de tratamento e medicação no Sistema Único de Saúde, conforme afirma reportagem da CNN Brasil.
Ademais, a filósofa política Hannah Arendt, em sua obra “Banalidades do Mal”, discorre sobre a concepção da massificação social, em que todos nós possuímos os mesmos padrões de gostos e comportamentos e somos ausentes de consciência crítica. Então, no sentido filosófico e sociológico, o crescimento da AIDS entre adolescentes se dá pela ausência da força motriz da moral interna, a consciência, que regula as condutas humanas e direciona para o bem coletivo, logo, na inexistência desse pensamento crítico e empático, prevalece o modelo egoísta e indiferente que resulta na conivência criminosa e nas violações das normas éticas e legislativas. Por conseguinte, é inaceitável que o óbice continue a existir na sociedade, visto que a estigmatização do indivíduo gera danos psicológicos e emocionais, dessa maneira, a empatia torna a convivência social pacífica e coesa.
Depreende-se, portanto, a urgência de medidas para reverter esse impasse. Para isso, o Ministério da Saúde, por meio de pesquisas e investimentos, deve criar estruturas institucionais permanentes, com quadros técnicos competentes, que permitam montar programas adequados às realidades locais. Nesse sentido, o fito de tal ação é honrar a dignidade e o valor de cada brasileiro e garantir o direito à vida e saúde. Assim, torna-se-á possível a construção social permeada pela efetivação dos elementos elencados pela Constituição Cidadã.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
96 Exibições
por ana147
0 Respostas 
53 Exibições
por Manuela09
0 Respostas 
129 Exibições
por Samyy
1 Respostas 
63 Exibições
por leonupy
0 Respostas 
69 Exibições
por Combate362
0 Respostas 
154 Exibições
por G00dnight
3 Respostas 
355 Exibições
por MarinaLima
2 Respostas 
108 Exibições
por lucasmends
0 Respostas 
64 Exibições
por tsarasz
0 Respostas 
67 Exibições
por 001brendinha

Sua redação ficou muito boa Marlon :[…]

Durante o regime do Estado Novo, o presidente Get&[…]

Boa tarde! Você poderia corrigir minha reda[…]

obrigada LuizGustavo7 pela correçã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM