#53445
A constituição Federal brasileira de 1988, garante a todos o direito de liberdade individual. Porém um tema de discussão atual: ''a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas'', vem colocando em risco esse direito individual. É inviável essa proibição, pois passa a ferir um direito garantido, porém deve-se observar também que o direito de cada um termina onde o do outro começa.

Primeiramente, a proibição do uso de álcool em vias públicas fere fortemente o artigo 5º da Constituição Federal, onde se garante os direitos individuas inerentes a pessoa humana como a liberdade. Em Canoinhas estado de Santa Catarina, houve uma lei municipal que proibia bebidas alcoólicas em alguns locais públicas, logo a lei foi derrubada justamente por ser considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do estado.

Em segundo lugar, a partir do momento em que o consumo exagerado de álcool passe a incomodar a ordem, deve-se observar que o direito de um termina onde o do outro começa. É evidente que se deva estabelecer limites para a desordem provocada pelo exagero no álcool, buscando respeitar também os direitos e garantias fundamentais estabelecidos no Brasil.

Sendo assim, a proibição do consumo de álcool em vias públicas é inconstitucional, porém deve se impor limites para a desordem e a bagunça. O estado deve criar uma lei específica como penas e multas voltadas, a punir quem comete tais atos, visto que está causando uma desordem pública. Visando assim um equilíbrio entre a ordem pública e a liberdade individual.

@GlendaMorais se puder me ajudar em mais uma, muito obrigado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Aqui está a minha análise da sua r[…]

Ficou espetacular! :) Muito obrigado!!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM