das quais os personagens cometem como forma de escapar do sofrimento torturante causado pelos titãs. Análogo ao anime, a realidade brasileira se
assemelha pela problemática do suicídio que corrói a sociedade. Diante disso, deve-se apontar as principais causas desse contexto: a pressão psicológica socio-familiar e a exclusão discriminatória.
Primeiramente, vale ressaltar que a pressão psicológica socio-familiar possui relação com o revés. Visto que as demandas atuais são muitas a competição para obter sucesso em uma área é acirrada, somadas às expectativas dos familiares,
toda essa conjuntura reforça uma intensa carga emocional e mental no indivíduo a ponto de surgir pensamentos negativos de morte como uma possibilidade de se "libertar" dos problemas presentes. Segundo Bernard Malamud, 'o luto é um mau negócio: se as pessoas soubessem, morreriam menos.' Sob o viés do escritor, é perceptivel que a conscientização sobre o supracitado é urgente aos grupos populares: afetados e não transtornados, com fito de uma unificação para o combate do impasse.
Insta salientar, ademais, como a falta de inclusão social agrava o emblema. A Título de exemplo, o filósofo immanuel kant atribue o conceito de dignidade humana que defende o tratamento respeitoso entre os seres humanos. Sob essa lógica, é perceptivel a inexistência desse conceito no Brasil, dado que a exclusão discriminatória é recorrente, especialmente aos negros, portadores de deficiência e comunidades LGBT'S, trazendo, por conseguinte sentimentos de desapoio e baixa estima por parte dos vitimizados. Além de poder estimulá-los à auto-mutilação e suicidio. Desse modo, enquanto esse persistente panorama pairar, as taxas de suicidio continuarão a aumentar.
Diante do exposto, conclui-se que a valorização da vida e das pessoas ao redor é um aspecto intrínseco para resolver a questão. Por isso, cabe ao Governo, através do Ministério da Saude, propiciar eventos no mês da campanha contra o suicídio (setembro amarelo) em que serão viabilizados psicólogos, principalmente nas instituições de ensino e trabalho, com objetivo de minimizar as transtornos mentais e restituir a convivência cidadã em harmonia. Desse modo,
transparecerá o respeito e igualará o conceito de Kant na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.