Em primeira análise, a ação deficitária do Poder Público quanto à ambiência, é um grande responsável pelo impasse. A razão desse fato é porque o investimento destinado às questões ambientais é geralmente insuficiente, ocasionando a manutenção da degradação do meio terrestre. O sociólogo Èmile Durkheim compara a sociedade a um corpo biológico, formado por partes individuais que necessitam de um bom funcionamento. Analogamente, quando o Estado, por exemplo, não subsidia recursos para a instalação de lixeiras nos bairros, criação de campanhas contra o acúmulo de lixo, ou não propicia saneamento básico aos indivíduos, age contra o bom funcionamento do corpo social. A ocorrência disso se deve ao fato de os governantes optarem por investir capital em setores mais lucrativos – agronegócio, agropecuária e afins -, deixando em segundo plano a ecologia. A consequência disso, se faz presente no surgimento – ou retorno - de doenças, entupimento de bueiros, entre outros, ferindo a dignidade do tecido civil e degradando o aspecto visual dos locais. Portanto, urge que o Governo reverta esse quadro perverso.
Outrossim, a disfunção educativa é um outro agravador do contratempo. Isso porque normalmente os centros educacionais não ensinam sobre valores e obrigações morais para com o destino do lixo, formando estudantes sem consciência ecológica. Paulo Freire, educador brasileiro, afirma que os colégios focam apenas em vestibulares, desestimulando o pensamento crítico dos discentes no que tange às mazelas sociais. Diante disso, o ensino excessivo de matérias tecnicistas – matemática, física e etc -, possibilita a ausência de debates sobre o destino e criação de material descartável. Por conseguinte, perde-se a oportunidade de mudar o juízo de valor dos discentes quanto à questão, promovendo a criação de cidadãos inconscientes. Dessa maneira, é necessário que os colégios não foquem apenas em teorias de provas.
Destarte, urge que o cenário supracitado de negligências passe por ressignificações. Então, é mister que Ministério da Educação, via parceria com o Ministério do Meio Ambiente, reconfigure a Base Nacional Comum Curricular, e formule uma nova matéria denominada “educação ambiental”, para a finalidade de elucidar a importância da prática de ações ecologicamente sustentáveis, como o uso de sacolas de pano ao invés de sacolas de plástico. Além disso, é intrínseco que sejam criadas campanhas publicitárias midiáticas e convencionais, com o mesmo objetivo, a fim de alcançar um público maior de pessoas. Por fim, com essas medidas, espera-se, paulatinamente, uma maior responsabilidade coletiva para com o destino e criação de lixo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.