Avatar do usuário
Por Johann
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#108015
A obra cinematográfica “Interestelar” retrata um futuro catastrófico, onde a vida no planeta Terra se vê prejudicada - devido às consequências dos atos humanos que degradaram o ambiente terrestre. Nesse sentido, quando se observa a problemática do lixo no Brasil, caracterizado pela substancial falta de consciência ambiental populacional, mas, também, pela ausência de políticas públicas ecológicas, teme-se um panorama distópico, como o retratado no premiado filme. Sob esse viés, a insuficiência estatal e a negligência educacional configuram-se como fortes agentes do óbice.

Em primeira análise, a ação deficitária do Poder Público quanto à ambiência, é um grande responsável pelo impasse. A razão desse fato é porque o investimento destinado às questões ambientais é geralmente insuficiente, ocasionando a manutenção da degradação do meio terrestre. O sociólogo Èmile Durkheim compara a sociedade a um corpo biológico, formado por partes individuais que necessitam de um bom funcionamento. Analogamente, quando o Estado, por exemplo, não subsidia recursos para a instalação de lixeiras nos bairros, criação de campanhas contra o acúmulo de lixo, ou não propicia saneamento básico aos indivíduos, age contra o bom funcionamento do corpo social. A ocorrência disso se deve ao fato de os governantes optarem por investir capital em setores mais lucrativos – agronegócio, agropecuária e afins -, deixando em segundo plano a ecologia. A consequência disso, se faz presente no surgimento – ou retorno - de doenças, entupimento de bueiros, entre outros, ferindo a dignidade do tecido civil e degradando o aspecto visual dos locais.  Portanto, urge que o Governo reverta esse quadro perverso.

Outrossim, a disfunção educativa é um outro agravador do contratempo. Isso porque normalmente os centros educacionais não ensinam sobre valores e obrigações morais para com o destino do lixo, formando estudantes sem consciência ecológica. Paulo Freire, educador brasileiro, afirma que os colégios focam apenas em vestibulares, desestimulando o pensamento crítico dos discentes no que tange às mazelas sociais. Diante disso, o ensino excessivo de matérias tecnicistas – matemática, física e etc -, possibilita a ausência de debates sobre o destino e criação de material descartável. Por conseguinte, perde-se a oportunidade de mudar o juízo de valor dos discentes quanto à questão, promovendo a criação de cidadãos inconscientes. Dessa maneira, é necessário que os colégios não foquem apenas em teorias de provas.

Destarte, urge que o cenário supracitado de negligências passe por ressignificações. Então, é mister que Ministério da Educação, via parceria com o Ministério do Meio Ambiente, reconfigure a Base Nacional Comum Curricular, e formule uma nova matéria denominada “educação ambiental”, para a finalidade de elucidar a importância da prática de ações ecologicamente sustentáveis, como o uso de sacolas de pano ao invés de sacolas de plástico. Além disso, é intrínseco que sejam criadas campanhas publicitárias midiáticas e convencionais, com o mesmo objetivo, a fim de alcançar um público maior de pessoas. Por fim, com essas medidas, espera-se, paulatinamente, uma maior responsabilidade coletiva para com o destino e criação de lixo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Ivel
Quantidade de postagens
#108017
Nego, te pus 160 pontos em todos aspectos, merecias mais mas sua redação parece mais um artigo científico devido ao tamanho. Tm
Tá muito grande, mais de 60 linhas! Tá apelando



Corrigi p ti, agr faça o msm por mim
1
Avatar do usuário
Por Johann
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#108020
Ivel escreveu:Nego, te pus 160 pontos em todos aspectos, merecias mais mas sua redação parece mais um artigo científico devido ao tamanho. Tm
Tá muito grande, mais de 60 linhas! Tá apelando



Corrigi p ti, agr faça o msm por mim
Obrigado pela correção, mas quanto ao que você falou, o "tamanho" da minha redação corresponde a aproximadamente o tamanho de uma folha de redação normal de 30 linhas. Então o "tamanho" não é justificativa para tirar ou acrescentar pontos e muito menos compara-lo a um texto científico.

E segundo que não entendi porque tirastes tantos pontos em diversas competências, poderias me explicar seu raciocínio pra eu entender?
0
Avatar do usuário
Por Ivel
Quantidade de postagens
#108028
@Johann,

Justamente porque achei o texto grande, imaginei, era pra ter te dado uns 950 a 980 mas tirei de todos pois achei mt grande
1
Avatar do usuário
Por Lourencogom
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#108047
Realmente, também achei um pouco grande, mas se você faz caber em 30 linhas... Está perfeito 👍🏽
1
Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#108163
Bom dia @Johann! Parabéns pela redação, está excelente nas competências C1, C4 e C5.

Apesar do tamanho da redação pelo site não significar muita coisa, tendo em vista que você pode conseguir escrever em 30 linhas, existe sim um limite de caracteres e palavras para a sua redação modelo ENEM que segundo o site CIRAREDAÇOES, deve ter entre 450 e 3000 caracteres e entre 80 e 600 palavras, esse limite existe para limitar alunos que fazem letras pequenas demais, ou seja, que falham na habilidade da C3 de RESUMIR e SINTETIZAR oque querem dizer. Com tudo isso em mente, a sua redação, apesar de estar muito boa, ultrapassa esse limite, mostrando não só a falta da capacidade de ir direto ao ponto como também o de fuga do tema, demonstrando fatos desnecessários para a compreensão!

ps. A análise feita pelo usuário Ivel está parcialmente equivocada, um corretor extremamente rígido poderia ou zerar a sua redação, ou retirar pontos da C3/C2/C4 (a menos que ele também enxergasse erros nas outras competências) devido ao tamanho.

💕 Para cada pedido particular de correção, será feita 1 correção gratuita aqui no site como forma de ajudar aqueles que precisam!
>> Link: Correção nota 1000!
1
Avatar do usuário
Por Johann
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#108207
Katsmoking escreveu:Bom dia @Johann! Parabéns pela redação, está excelente nas competências C1, C4 e C5.

Apesar do tamanho da redação pelo site não significar muita coisa, tendo em vista que você pode conseguir escrever em 30 linhas, existe sim um limite de caracteres e palavras para a sua redação modelo ENEM que segundo o site CIRAREDAÇOES, deve ter entre 450 e 3000 caracteres e entre 80 e 600 palavras, esse limite existe para limitar alunos que fazem letras pequenas demais, ou seja, que falham na habilidade da C3 de RESUMIR e SINTETIZAR oque querem dizer. Com tudo isso em mente, a sua redação, apesar de estar muito boa, ultrapassa esse limite, mostrando não só a falta da capacidade de ir direto ao ponto como também o de fuga do tema, demonstrando fatos desnecessários para a compreensão!

ps. A análise feita pelo usuário Ivel está parcialmente equivocada, um corretor extremamente rígido poderia ou zerar a sua redação, ou retirar pontos da C3/C2/C4 (a menos que ele também enxergasse erros nas outras competências) devido ao tamanho.
Eu entendo o que você disse, mas esse modelo que estou treinando exige 10 linhas pra cada desenvolvimento. Na folha, se eu ver que estou ultrapassando ou irei ultrapassar as 10 linhas, eu reduzo oque vier pela frente, então, isso não é um problema se eu estiver acostumado e no controle, ainda mais que a minha letra é super pequena, enfim..
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
110 Exibições
por Dhyovana
0 Respostas 
103 Exibições
por Dhyovana
0 Respostas 
94 Exibições
por Flucas16
A problemática do descarte do lixo no Brasil
por rayy018    - In: Outros temas
0 Respostas 
75 Exibições
por rayy018
A problemática do descarte do lixo no Brasil
por Gabysan    - In: Outros temas
1 Respostas 
181 Exibições
por Gabysan
0 Respostas 
105 Exibições
por Raylle02
0 Respostas 
50 Exibições
por Camivxs
0 Respostas 
45 Exibições
por Silvagg15
2 Respostas 
141 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
101 Exibições
por VC1712

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM