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No filme animado Wall-e, dos estúdios Disney Pixar, é apresentado um cenário distópico, onde a terra foi completamente tomada por lixo, fazendo com que os humanos tenham que evacua-la. Paralelamente, pode-se perceber que a história retratada no filme, não se faz tão distante da realidade brasileira atual, onde cada vez mais está sendo feito o descarte de forma indevida do lixo, a mentalidade de população colabora para esse cenário crescer cada vez mais, gerando grande impacto em toda sociedade.

Primeiramente, pode-se pontuar a ausência da consciência socioambiental, instituída de maneira geral por toda sociedade. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim o fato social é uma maneira coletiva agir e pensar, dotada de generalidade, coercitividade e exterioridade. Seguindo esse pensamento pode-se entender que o descaso com o meio ambiente, é adotado por conta da convivência de modo coletivo e é passado de geração para geração. Sendo a carência de pessoas conscientes um agravante para a situação.
Segundamente como pode-se observar na frase do famoso filósofo Thomas Hobbes “o homem é o lobo do próprio homem”, dizendo que o ser humano é capaz de pôr em risco sua própria espécie, tendo que podemos observar que a população brasileira em geral tem feito o descarte de lixo de formas cada vez mais indevida, pois o lixo descartado de forma incorreta, pode entupir a drenagem urbana causando alagamento e assim a proliferação de doenças como a leptospirose, causando perigo a sociedade daqueles que vivem nessas regiões.
Portanto, é preciso que o estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge que o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o Ministério da Educação, reforcem no ensino das escolas, através dos professores, sobre a importância do descarte correto do lixo, da reciclagem, e da preservação do meio ambiente. Com a finalidade de minimizarmos a problemática do descarte de lixo no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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