No longa-metragem “Kids”, de Larry Clark, é descrita ao longo de um dia a trajetória de diversos jovens e seus encontros sexuais descuidados, que culminam numa longa linha de disseminação da doença venérea, a qual a maior parte dos personagens se mantêm alheios. Bem como na ficção, a contaminação com o HIV entre jovens ocorre quase como nos bastidores da vida cotidiana, uma vez que essa fração da população pouco sabe sobre seus sintomas, causas, prevenção e tratamento, resultando na persistência da mortandade dos enfermos e no preconceito para com os mesmos.
Visto que a doença ainda não possui imunização preventiva, é essencial que haja a difusão de conhecimento não só sobre o vírus e as precauções que vêm com a ameaça de infecção - tendo como base o uso de preservativos -, mas também sobre as formas de tratamento que, graças à ciência moderna, podem proporcionar uma expectativa de vida saudável e longa aos já infectados.
Sendo assim, a mudança necessita ocorrer desde os primórdios da vida, visto que o desenvolvimento sexual da criança e adolescente é parte essencial da maturação psicológica dos mesmos. Com isso em mente e contando com uma ação governamental incisiva, programas de educação sexual seriam implantados em ampla escala nas escolas, onde o objetivo seria difundir a ideia de um contato sexual mais seguro e saudável para ambas as partes, tendo a informação como base para o fim do pensamento fatalista e estigmatizado que acompanha a enfermidade, podendo assim possibilitar um futuro onde a AIDS se tornará um obstáculo bem menor do que é hoje, ao propósito de, eventualmente, erradicá-la totalmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada