Por NayraSantos
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#50993
A série brasileira "Aruanas", aborda a história de três amigas, as quais lideram uma ONG, essa que tem por objetivo defender o meio ambiente de potenciais degradações. Fora da ficção, a realidade não foge muito do que foi apresentado na obra televisiva, posto que as queimadas e o desmatamento são temas que, infelizmente,
ainda precisam ser debatidos. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causas: a falta de debates e a insuficiência legislativa. 

Em primeiro plano, é preciso atentar-se para o silenciamento presente nessa questão. O filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Dessa maneira, percebe-se uma lacuna no que se refere à discussão em torno da intensa exploração da natureza, que tem sido silenciada para que essa prática continue acontecendo sem qualquer tipo de intervenção. Assim, sem um diálogo sério e massivo sobre esse problema, a criação de medidas de preservação do meio ambiente é impedida.

Por conseguinte, a ineficácia das leis apresenta-se como outro fator que influencia na dificuldade de controlar o desfloreamento e os incêndios florestais. A Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente em que estão inseridos. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente para promover a preservação da natureza, dos seus recursos e de toda a biodiversidade que reside nela, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual. Desse modo, a lei vem sendo cada vez mais enfraquecida e, consequentemente, menos fiscalizada, o que dificulta a resolução do impasse.

Portanto, intervenções devem ser realizadas para solucionar tal questão. Nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente, por meio de mídias publicitárias na televisão e nas redes sociais, deve apresentar conteúdos educativos que tenham como objetivo informatizar e conscientizar sobre a preservação ambiental, em horários estratégicos ao longo do dia, com o fito de alcançar um maior público para que as pessoas possam ter conhecimento acerca do assunto e saibam discernir seus direitos e deveres. Somente assim, pode - se alcançar um meio ambiente mais protegido, como na série "Aruanas".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por jheromagnoli
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#51050
A série brasileira "Aruanas", [sem vírgula] aborda a história de três amigas, as quais lideram uma ONG, essa que tem por objetivo defender o meio ambiente de potenciais degradações. Fora da ficção, a realidade não foge muito do que foi apresentado na obra televisiva, posto que as queimadas e o desmatamento são temas que, infelizmente, ainda precisam ser debatidos. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causas: a falta de debates e a insuficiência legislativa.

Em primeiro plano, é preciso atentar-se para o silenciamento presente nessa questão. [conectivo > Segundo o filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantida. Dessa maneira, percebe-se uma lacuna no que se refere à discussão em torno da intensa exploração da natureza, que tem sido silenciada para que essa prática continue acontecendo sem qualquer tipo de intervenção. Assim, sem um diálogo sério e massivo sobre esse problema, a criação de medidas de preservação do meio ambiente é impedida.

Por conseguinte, a ineficácia das leis apresenta-se como outro fator que influencia na dificuldade de controlar o desfloramento e os incêndios florestais. [faltou conectivo] A Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente em que estão inseridos. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente para promover a preservação da natureza, dos seus recursos e de toda a biodiversidade que reside nela, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual. Desse modo, a lei vem sendo cada vez mais enfraquecida e, consequentemente, menos fiscalizada, o que dificulta a resolução do impasse.
* Cuidado quando for falar mal da CF assim, porque é a lei suprema, ela só garante os direitos, o Estado que tem que aplicar e criar leis menores para regularizar esses direitos, procure afrontar mais o Estado, responsabilizar ele. Porque você deu abertura a interpretação de que a CF não é boa o bastante e pode criar outra né. Tenha mais cuidado com essas linhas de interpretação

Portanto, intervenções devem ser realizadas para solucionar tal questão < procure não generalizar tanto, retome ao tema]. Nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente, por meio de mídias publicitárias na televisão e nas redes sociais, deve apresentar conteúdos educativos que tenham como objetivo informatizar e conscientizar sobre a preservação ambiental, em horários estratégicos ao longo do dia, com o fito de alcançar um maior público para que as pessoas possam ter conhecimento acerca do assunto e saibam discernir seus direitos e deveres. Somente assim, pode-se alcançar um meio ambiente mais protegido, como na série "Aruanas".
* Conscientização é algo ineficaz e pode ser considerada nula a intervenção. Apresente algo mais técnico
* Mas a estrutura da intervenção está completa

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