ainda precisam ser debatidos. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causas: a falta de debates e a insuficiência legislativa.
Em primeiro plano, é preciso atentar-se para o silenciamento presente nessa questão. O filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Dessa maneira, percebe-se uma lacuna no que se refere à discussão em torno da intensa exploração da natureza, que tem sido silenciada para que essa prática continue acontecendo sem qualquer tipo de intervenção. Assim, sem um diálogo sério e massivo sobre esse problema, a criação de medidas de preservação do meio ambiente é impedida.
Por conseguinte, a ineficácia das leis apresenta-se como outro fator que influencia na dificuldade de controlar o desfloreamento e os incêndios florestais. A Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente em que estão inseridos. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente para promover a preservação da natureza, dos seus recursos e de toda a biodiversidade que reside nela, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual. Desse modo, a lei vem sendo cada vez mais enfraquecida e, consequentemente, menos fiscalizada, o que dificulta a resolução do impasse.
Portanto, intervenções devem ser realizadas para solucionar tal questão. Nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente, por meio de mídias publicitárias na televisão e nas redes sociais, deve apresentar conteúdos educativos que tenham como objetivo informatizar e conscientizar sobre a preservação ambiental, em horários estratégicos ao longo do dia, com o fito de alcançar um maior público para que as pessoas possam ter conhecimento acerca do assunto e saibam discernir seus direitos e deveres. Somente assim, pode - se alcançar um meio ambiente mais protegido, como na série "Aruanas".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.