Em uma primeira análise, é válido ressaltar o agravante da cultura de massas na indústria. Periodicamente, o cinema, o teatro e as artes, tornam-se algo não autêntico, se provando um elemento do mercado capitalista. Essa conjultura, é reafirmada pelos filósofos da Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, criadores do termo. Os mesmos apresentam o modelo de reprodução cultural incluindo a alienação e manipulação da população já no século anterior.
Efeitos dessa massificação podem trazer graves consequências à história e a identidade de uma determinada sociedade. A instituição de métodos Europeus ou Norte Americanos como superiores em um parâmetro específico, pode provocar o apagamento total ou parcial de conceitos importantíssimos implantados no folclore.
Diante disso, é necessário a aplicação de táticas de preservação em projetos administrados pelo Governo Federal em conjunto com a Ancine e o Ministério da Educação. Com maior participação das manifestações culturais do folclore no cinema popular, e com projetos de conscientização em escolas e faculdades, a contribuição ocorrerá desde cedo, e a mensagem da importância de patrimônios culturais na sociedade será transmitida, para, assim, garantir uma parte valiosa da identidade de um país às futuras gerações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.