• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#70738
Os personagens da história de Monteiro Lobato está rodeado de elementos que constituem a cultura popular, sendo composta de um conjunto de valores e crenças de um povo. Desse modo o folclore, a religião e a culinária são traços carregados de um povo brasileiro que traz a marca de uma identidade enquanto país.
Ainda convém lembrar que um povo sem conhecimento, sabendo disso seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes. Nesse contexto a bagagem de informação transmitida de geração a geração não tem relevância sem o conhecimento em si da cultura brasileira. Ademais é preciso ressaltar ainda, que a sociedade atual carece de mais informações, a respeito de tal assunto, o que gera uma lacuna sobre os elementos que constituem o rico folclore.
Sob essa análise, é necessário considerar que a conservação folclórica cultural brasileira é necessária para gerações futuras, por meio de suas raízes históricas expostas em ambientes públicos. As ilustres obras de arte é a cultura evidenciada por meio da música,teatro, quadros ou até mesmo pelo modo de se vestir.
Portanto são essenciais medidas rígidas para a preservação histórica,mais fiscalização nos lugares que são exposto a identidade do país,copias de obras de arte para que possa ser exposta de forma aquietar as gerações. Ademais palestras que possam transparecer o passado, investir mais nas pesquisas que possa enaltecer os elementos da Cultura popular e investir na Cultura por meio de praças de alimentação com a gastronomia brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#71077
OLÁ RANGELL! 😼👍🏼 Tudo bem?

╭──────────────╯

🦆 ⌕ 𖨂 Correção de EmiillySilva》▷
RedaçãoRangell


Tema: "A PRESERVAÇÃO DO FOLCLORE BRASILEIRO DIANTE DA MASSIFICAÇÃO CULTURAL."

👥⌕ 𖨂 ᵉˢˢᵃ ᶜᵒʳʳᵉᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵗᵉᵐ ᶜᵒᵐᵒ ᶠᶦⁿᵃˡᶦᵈᵃᵈᵉ ᵍᵘᶦᵃʳ ᵉ ᵃˡᵉʳᵗᵃʳ ᵒ ᵉˢᶜʳᶦᵗᵒʳ ᵈᵉ ˢᵉᵘˢ ᵈᵉˢˡᶦᶻᵉˢ ᵒᵘ ᵖᵒˢˢᶦ́ᵛᵉᶦˢ ᵉʳʳᵒˢ ᵈᵉ ᵃᶜᵒʳᵈᵒ ᶜᵒᵐ ᵒ ᵐᵒᵈᵉˡᵒ ᵈᵉ ʳᵉᵈᵃᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵉⁿᵉᵐ. ᵃᵖᵃʳᵗᶦʳ ᵈᶦˢˢᵒ ᵉ́ ᶦᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᵗᵉ ᵈᵉˢᵗᵃᶜᵃʳ ᵠᵘᵉ ⁿᵃ̃ᵒ ˢᵒᵘ ᵘᵐ ᵖʳᵒᶠᶦˢˢᶦᵒⁿᵃˡ ⁿᵃ ᵃ́ʳᵉᵃ, ᵉⁿᵗᵃ̃ᵒ ᵠᵘᵃˡᵠᵘᵉʳ ᵉᵠᵘᶦ́ᵛᵒᶜᵒ ᵈᵃ ᵐᶦⁿʰᵃ ᵖᵃʳᵗᵉ ᵇᵃˢᵗᵃ ᵐᵉ ᶦⁿᶠᵒʳᵐᵃʳ, ᵖᵒᶦˢ, ᶠᵃᶜ̧ᵒ ᵃᵖᵉⁿᵃˢ ᶜᵒᵐ ᶦⁿᵗᵘᶦᵗᵒ ᵈᵉ ᵃʲᵘᵈᵃʳ ᵒˢ ᵒᵘᵗʳᵒˢ
─────────────────
Competências
﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

Incrível
Bom. ( poderia melhorar)
Erro.( como: ortografia, fuga do tema, falta de coesão, ser incoerente, usar linguagem informal, frases ambíguas [...])
➬ Repetição vocabular.
Conectivos.
Repertório.
Elementos da introdução.
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²
➬ ⟨ ⟩ Atenção
destaque de um comentário.

[⚠️》 Perdão se alguma cor sair errada.]
- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - -

INTRODUÇÃO
╰──────────────────╮

Os personagens da história de Monteiro Lobato está rodeado de elementos que constituem a cultura popular, sendo composta de um conjunto de valores e crenças de um povo. ⟨Conectivo ⟩ Desse modo ⟨Erro》 Aqui deveria haver uma vírgula depois do conectivo ⟩ o folclore, a religião e a culinária são traços carregados de um povo brasileiro que traz a marca de uma identidade enquanto ⟨Atenção》 Aconcelho você não usar o "enquanto", pois da a impressão de que é algo passageiro ⟩ país.
❌》 faltou o fechamento/ encaminhamento ⟩

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ você introduziu muito bem, só precisa fazer fazer algumas melhorias.

■ ausência de fechamento e de tese.
▪︎a tese é um elemento fundamental na sua introdução, tendo em vista que esse parágrafo Inicial é como um breve resumo do que será abordado no texto (primeiro e segundo desenvolvimento), ela vai introduzir ao leitor as duas causas ou consequências decorrentes da problematica que logo serão desenvolvidas nos parágrafos seguintes.


▪️Quando for fazer uma introdução, tente completar essa lista:

 ✔. contextualizarInterpretar ou analisar, tendo em conta o contexto em que está inserido.
Apresente alguma área do conhecimento/ repertório. Exemplo: filmes, dados, séries, [...]

TeseO momento que irá defender sua contextualização, por que ela se encaixa com o tema?
vai estabelecer uma relação do repertório com seu tema.

 ✔Encaminhamento》 conclusão final da introdução. Aqui você revela um pequeno resumo do que será discutido no seu D1( Primeiro desenvolvimento) e D2( Segundo desenvolvimento)
Considero esse truque como: "expectativas do desenvolvimento".


📝exemplo de uma introdução nota mil do Enem 2018. Tema: “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 
👩🏻Autora: Lívia Taumaturgo.

“Segundo as ideias do sociólogo Habermas, os meios de comunicação são fundamentais para a razão comunicativa.[Repertório] Visto isso, [ Conectivos o Enem adora esses "carinhas", eles marcam uma ligação entre os assuntos que irá discorrer]é possível mencionar que a internet é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, o meio virtual tem sido utilizado, muitas vezes, para a manipulação do comportamento do usuário, pelo controle de dados, podendo induzir o indivíduo a compartilhar determinados assuntos ou a consumir certos produtos.[contextualizar》Aqui ele escolheu as ideias de um sociólogo, Hebermas, como seu repertório para, assim, usar como sustento em sua tese] Isso ocorre devido à falta de políticas públicas efetivas que auxiliem o indivíduo a “navegar”, →ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹ de forma correta, na internet, e à ausência de consciência, da grande parte da população, sobre a importância de saber utilizar adequadamente o meio virtual. →ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²[tese》 após exemplificar, ele relaciona com a atualidade e traz o assunto para nossa realidade. Logo, elencando possíveis desafios que poderem ser discutidos nos desenvolvimentos (dependendo do tema varia entre causas e consequências também). ]  Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido não somente pelos poderes públicos, mas também por toda a sociedade”.[encaminhamento]

╰──────────────────╮

- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

⁰¹【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
❓》 Faltou conectivo interparágrafo ⟩ Ainda convém lembrar que um povo sem conhecimento, ⟨Comentário》 um povo sem conhecimento o que? Essa parte deu uma sensação de quebra de sentido, você deveria concluir. O que esse povo seria sem conhecimento, você quis dizer que um povo nasce sem conhecimento e o adquire com o crescimento e contato de culturas? Explique⟩ sabendo disso seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes. ⟨Conectivo ⟩ Nesse contexto ⟨Erro》 faltou vírgula depois do conectivo. ⟩ a bagagem de informação transmitida de geração a geração não tem relevância sem o conhecimento em si da cultura brasileira. ⟨ Atenção 》aqui é recomendado não se afirmar algo sem um repertório pertinente que comprove seu argumento⟩ ⟨ conectivo⟩ Ademais ⟨ Erro 》 aqui deveria ter uma vírgula depois do conectivo ⟩ é preciso ressaltar ainda, que a sociedade atual carece de mais informações, a respeito de tal assunto, o que gera uma lacuna sobre os elementos que constituem o rico folclore. ❌》 faltou fechamento ⟩

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ você argumenta bem, mas ainda precisa de um repertório para ser o "apoio" da sua ideia, assim terá um comprovante de que não faz nada com base no senso comum. Agora veja algumas coisas necessárias para seu primeiro desenvolvimento:

Se atente a pontuação.
vírgula.
▪️faça o fechamento.
▪adicione um repertório para tornar sua argumentação mais justificada.
▪️Adicione conectivos interparágrafo. Deixo alguns abaixo, fique a vontade para escolher.

em primeiro lugar, antes de mais nada, antes de tudo, em princípio, primeiramente, acima de tudo, precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo, a priori, a posteriori.
🔎exemplos no site.
https://blog.imaginie.com.br/conectivos/

➕)Desenvolvimentotrês pontos importantes:

[Sugiro》3️⃣ ou 4️⃣ períodos para cada desenvolvimento]

⁰¹° ᵖᵉʳⁱᵒᵈᵒ
tópico frasal: nada mais do que a primeira frase de impacto do seu desenvolvimento. É essa frase que irá dizer ao leitor do que esse parágrafo se trata, em resumo é o coração do parágrafo.

⁰²° ᵖᵉʳⁱᵒᵈᵒ
argumentos: deve se basear em um repertório pertinente para desenvolver sua ideia com ligação ao tema, assim, usando ele para defender sua argumentação.
É extremamente importante que no momento de criar seu desenvolvimento, você apresente também fatos, mostrando ao leitor citações, dados estatísticos, comparação de pontos de vista, dados históricos, etc.

⁰³°ᵖᵉʳⁱᵒᵈᵒ
finalização: O fechamento é a parte do parágrafo que dá um tom de conclusão (para ajudar, você pode começar o fechamento com algum elemento conclusivo, como "sendo assim", "portanto", "dessa maneira", "logo", "então", etc)
╰─────────────────────╮
🔎observe as dicas desse site para aprimorar seu conhecimento:
https://comofazerumaboaredacao.com/como ... olvimento/
- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

⁰¹【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
Sob essa análise, [ conectivo] é necessário considerar que a conservação folclórica cultural brasileira é necessária para gerações futuras, [Atenção》 argumente mais nessa parte, por que é necessário? Para que?] por meio de suas raízes históricas expostas em ambientes públicos. [Faltou conectivo] As ilustres obras de arte é [Erro》 "e"] a cultura evidenciada por meio da música,teatro, quadros ou até mesmo pelo modo de se vestir. [❌》 faltou fechamento]

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Aqui creio que deveria ter argumentado mais, pois seu tema tem um amplo discurso. ( a massificação da cultura》 fale um pouco da produção de elementos culturais que são feitos para satisfazer os anseios de um mercado capitalista, de vender tais produtos e utilizá-los para a propagação)

Aborde esse lado do tema, proposto acima, no seu texto. Fale o motivo das pessoas não estarem tendo tanto acesso às culturas folclóricas.
Use um repertório 》 O repertório é peça-chave para contextualizar sua redação! Logo, usar repertório mostra que você sabe usar o que aprendeu ao longo da vida no texto.
use de apoio à explicação do seu primeiro desenvolvimento.
faça o fechamento, nem que seja apenas duas linhas.
explique mais seu ponto de vista sobre a situação. Pois, precisa ter em mente que o leitor não tem ideia do que você possa abordar para defender seu texto, use de base o desenvolvimento das redações nota mil.
Deixarei uma cartilha nota mil no final da sua correção.
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
╭──────────────╯

CONCLUSÃO
╰──────────────────╮
[conectivo conclusivo] Portanto [vírgula] são essenciais medidas rígidas para a preservação histórica, mais fiscalização nos lugares que são exposto a identidade do país, copias de obras de arte para que possa ser exposta de forma aquietar as gerações. [AÇÃO?] Ademais [vírgula] palestras que possam transparecer o passado, investir mais nas pesquisas que possa enaltecer os elementos da Cultura popular [AÇÃO] e investir na Cultura por meio de praças de alimentação com a gastronomia brasileira.[MEIO]

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Na conclusão você tem muito que melhorar, mas tenho certeza que conseguirá com essas dicas:
Primeiro, olhar esse blog sobre os tipos de conclusão.
Segundo, no final, estarei deixando uma cartilha com muitas redações nota 1000(feitas pelo Lucas Felpi), assim, com base nas conclusões desses alunos, faça a sua. (Tarefinha hein!)

⚠️material do blog e cartilha abaixo.
https://beduka.com/blog/materias/redaca ... acao-enem/

🔍proposta contém:
[✖]incompleta.

❌AGENTE. (Quem tomará providências)
✅AÇÃO.  ( O modo, a forma que será feita)
❌OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
✅MEIO.  (Por onde? Mídia? Escolas?...)
❌DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio, agente ou ação)

- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
╭──────────────╯
ANALISE FINAL

você está no caminho correto só precisa aprimorar mais suas habilidades! Eu sei que você consegue! 🤗

estudar ortografia e estrutura sintática.
■ Utilize repertórios e tente priorizar a conclusão (ordenar e adicionar o que falta da proposta).
■ fazer dois desenvolvimento com tópicos frasais definidos.
■ ver vídeos no YouTube de redações.
↳procure ver as que são passo a passo.
■ ler cartilha do enem.
■ estudar textos argumentativos.


╔═══════════════════╗
Competências
════════════════════
ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ ᵈᵉ ᵖᵒⁿᵗᵒˢ / ᵗᵒᵗᵃˡ
1️⃣✅✅✅☑☑☑》 140
Infelizmente tem alguns erros de vírgula e algumas frases soltas.

2️⃣✅✅✅✅✅☑》 180
você argumenta bem sobre o tema, mas seu segundo desenvolvimento poderia estar mais aperfeiçoado, senti que faltou cobrar mais dos motivos que fazem isso ocorrer.

3️⃣✅✅✅✅☑☑》 160
Aqui ficou desta forma porque ainda vejo uma falha no seu D2 e D1, quando não explica e nem aprofunda algumas partes do seu texto, além da ausência de repertórios. Utilize das dicas para fazer o final, siga as tarefinhas e aposto que você fará muito melhor na sua próxima vez.( Recomendo você ver exemplos nas redações nota 1000)

4️⃣✅✅✅✅✅☑》180
tudo ok por aqui. Você tem uma estrutura do Enem, mas faltou partes importantes como o encaminhamento (introdução), fechamento (desenvolvimento) e conectivos.

5️⃣✅✅✅☑☑☑》 140
Aqui ficou assim porque faltou tópicos importantes na sua conclusão, invista neles e tudo ficará certinho na próxima.
════════════════════
TOTAL9️⃣2️⃣0️⃣
╚═══════════════════╝
[Estou aprendendo a mexer com as competências, então, caso esteja deslocada de forma indevida me informe. ]
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
📍Trajetória de estudos》complete a lista.♡《
╔════════════╗
□ não estudei.
■estudei e entendi
.
╚════════════╝

□. Conclusão.
□. Quiz de português.
□. Coerência e coesão.
□. Repertório.
□. Estrutura redação.
□. Pontuação
↳ vírgula, dois pontos, ponto final, [...]
□. Desconstruir uma redação nota mil analisando pontos como: conectivos, repertório, fechamento dos desenvolvimentos, conclusão, [...]
↳entre outros pontos importantes.


[ desculpa qualquer erro, também estou aprendendo como vocês. Essa só foi uma pequena análise por minha parte, mesmo que eu não seja tão boa ainda. (Além de fazer isso à noite, ou seja, o próprio Zumbi em pessoa)♡]

🌟Dicas do dia:

1- Há cartilhas de redações nota 1000, feitas pelo Lucas Felpi, disponíveis gratuitamente. Uma indicação das redações de 2019:
https://www.lucasfelpi.com.br/redamil

2- Canais aconselháveis:







[🔥》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]

BOA SORTE E UM BEIJO NO CÉREBRO. 😚🧠
╭──────────────╯
#71078
EmillyySilva escreveu:OLÁ RANGELL! 😼👍🏼 Tudo bem?

╭──────────────╯

🦆 ⌕ 𖨂 Correção de EmiillySilva》▷
RedaçãoRangell


Tema: "A PRESERVAÇÃO DO FOLCLORE BRASILEIRO DIANTE DA MASSIFICAÇÃO CULTURAL."

👥⌕ 𖨂 ᵉˢˢᵃ ᶜᵒʳʳᵉᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵗᵉᵐ ᶜᵒᵐᵒ ᶠᶦⁿᵃˡᶦᵈᵃᵈᵉ ᵍᵘᶦᵃʳ ᵉ ᵃˡᵉʳᵗᵃʳ ᵒ ᵉˢᶜʳᶦᵗᵒʳ ᵈᵉ ˢᵉᵘˢ ᵈᵉˢˡᶦᶻᵉˢ ᵒᵘ ᵖᵒˢˢᶦ́ᵛᵉᶦˢ ᵉʳʳᵒˢ ᵈᵉ ᵃᶜᵒʳᵈᵒ ᶜᵒᵐ ᵒ ᵐᵒᵈᵉˡᵒ ᵈᵉ ʳᵉᵈᵃᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵉⁿᵉᵐ. ᵃᵖᵃʳᵗᶦʳ ᵈᶦˢˢᵒ ᵉ́ ᶦᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᵗᵉ ᵈᵉˢᵗᵃᶜᵃʳ ᵠᵘᵉ ⁿᵃ̃ᵒ ˢᵒᵘ ᵘᵐ ᵖʳᵒᶠᶦˢˢᶦᵒⁿᵃˡ ⁿᵃ ᵃ́ʳᵉᵃ, ᵉⁿᵗᵃ̃ᵒ ᵠᵘᵃˡᵠᵘᵉʳ ᵉᵠᵘᶦ́ᵛᵒᶜᵒ ᵈᵃ ᵐᶦⁿʰᵃ ᵖᵃʳᵗᵉ ᵇᵃˢᵗᵃ ᵐᵉ ᶦⁿᶠᵒʳᵐᵃʳ, ᵖᵒᶦˢ, ᶠᵃᶜ̧ᵒ ᵃᵖᵉⁿᵃˢ ᶜᵒᵐ ᶦⁿᵗᵘᶦᵗᵒ ᵈᵉ ᵃʲᵘᵈᵃʳ ᵒˢ ᵒᵘᵗʳᵒˢ
─────────────────
Competências
﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

Incrível
Bom. ( poderia melhorar)
Erro.( como: ortografia, fuga do tema, falta de coesão, ser incoerente, usar linguagem informal, frases ambíguas [...])
Repetição vocabular.
Conectivos.
Repertório.
Elementos da introdução.
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²
➬ ⟨ ⟩ Atenção
destaque de um comentário.

[⚠️》 Perdão se alguma cor sair errada.]
- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - -

INTRODUÇÃO
╰──────────────────╮

Os personagens da história de Monteiro Lobato está rodeado de elementos que constituem a cultura popular, sendo composta de um conjunto de valores e crenças de um povo. ⟨Conectivo ⟩ Desse modo ⟨Erro》 Aqui deveria haver uma vírgula depois do conectivo ⟩ o folclore, a religião e a culinária são traços carregados de um povo brasileiro que traz a marca de uma identidade enquanto ⟨Atenção》 Aconcelho você não usar o "enquanto", pois da a impressão de que é algo passageiro ⟩ país.
❌》 faltou o fechamento/ encaminhamento ⟩

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ você introduziu muito bem, só precisa fazer fazer algumas melhorias.

■ ausência de fechamento e de tese.
▪︎a tese é um elemento fundamental na sua introdução, tendo em vista que esse parágrafo Inicial é como um breve resumo do que será abordado no texto (primeiro e segundo desenvolvimento), ela vai introduzir ao leitor as duas causas ou consequências decorrentes da problematica que logo serão desenvolvidas nos parágrafos seguintes.


▪️Quando for fazer uma introdução, tente completar essa lista:

✔. contextualizarInterpretar ou analisar, tendo em conta o contexto em que está inserido.
Apresente alguma área do conhecimento/ repertório. Exemplo: filmes, dados, séries, [...]

TeseO momento que irá defender sua contextualização, por que ela se encaixa com o tema?
vai estabelecer uma relação do repertório com seu tema.

Encaminhamentoconclusão final da introdução. Aqui você revela um pequeno resumo do que será discutido no seu D1( Primeiro desenvolvimento) e D2( Segundo desenvolvimento)
Considero esse truque como: "expectativas do desenvolvimento".


📝exemplo de uma introdução nota mil do Enem 2018. Tema: “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
👩🏻Autora: Lívia Taumaturgo.

“Segundo as ideias do sociólogo Habermas, os meios de comunicação são fundamentais para a razão comunicativa.[Repertório] Visto isso, [ Conectivos o Enem adora esses "carinhas", eles marcam uma ligação entre os assuntos que irá discorrer]é possível mencionar que a internet é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, o meio virtual tem sido utilizado, muitas vezes, para a manipulação do comportamento do usuário, pelo controle de dados, podendo induzir o indivíduo a compartilhar determinados assuntos ou a consumir certos produtos.[contextualizar》Aqui ele escolheu as ideias de um sociólogo, Hebermas, como seu repertório para, assim, usar como sustento em sua tese] Isso ocorre devido à falta de políticas públicas efetivas que auxiliem o indivíduo a “navegar”, →ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹ de forma correta, na internet, e à ausência de consciência, da grande parte da população, sobre a importância de saber utilizar adequadamente o meio virtual. →ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²[tese》 após exemplificar, ele relaciona com a atualidade e traz o assunto para nossa realidade. Logo, elencando possíveis desafios que poderem ser discutidos nos desenvolvimentos (dependendo do tema varia entre causas e consequências também). ] Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido não somente pelos poderes públicos, mas também por toda a sociedade”.[encaminhamento]

╰──────────────────╮

- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

⁰¹【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
❓》 Faltou conectivo interparágrafo ⟩ Ainda convém lembrar que um povo sem conhecimento, ⟨Comentário》 um povo sem conhecimento o que? Essa parte deu uma sensação de quebra de sentido, você deveria concluir. O que esse povo seria sem conhecimento, você quis dizer que um povo nasce sem conhecimento e o adquire com o crescimento e contato de culturas? Explique⟩ sabendo disso seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes. ⟨Conectivo ⟩ Nesse contexto ⟨Erro》 faltou vírgula depois do conectivo. ⟩ a bagagem de informação transmitida de geração a geração não tem relevância sem o conhecimento em si da cultura brasileira. ⟨ Atenção 》aqui é recomendado não se afirmar algo sem um repertório pertinente que comprove seu argumento⟩ ⟨ conectivo⟩ Ademais ⟨ Erro 》 aqui deveria ter uma vírgula depois do conectivo ⟩ é preciso ressaltar ainda, que a sociedade atual carece de mais informações, a respeito de tal assunto, o que gera uma lacuna sobre os elementos que constituem o rico folclore. ❌》 faltou fechamento ⟩

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ você argumenta bem, mas ainda precisa de um repertório para ser o "apoio" da sua ideia, assim terá um comprovante de que não faz nada com base no senso comum. Agora veja algumas coisas necessárias para seu primeiro desenvolvimento:

Se atente a pontuação.
vírgula.
▪️faça o fechamento.
▪adicione um repertório para tornar sua argumentação mais justificada.
▪️Adicione conectivos interparágrafo. Deixo alguns abaixo, fique a vontade para escolher.

em primeiro lugar, antes de mais nada, antes de tudo, em princípio, primeiramente, acima de tudo, precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo, a priori, a posteriori.
🔎exemplos no site.
https://blog.imaginie.com.br/conectivos/

➕)Desenvolvimentotrês pontos importantes:

[Sugiro》3️⃣ ou 4️⃣ períodos para cada desenvolvimento]

⁰¹° ᵖᵉʳⁱᵒᵈᵒ
tópico frasal: nada mais do que a primeira frase de impacto do seu desenvolvimento. É essa frase que irá dizer ao leitor do que esse parágrafo se trata, em resumo é o coração do parágrafo.

⁰²° ᵖᵉʳⁱᵒᵈᵒ
argumentos: deve se basear em um repertório pertinente para desenvolver sua ideia com ligação ao tema, assim, usando ele para defender sua argumentação.
É extremamente importante que no momento de criar seu desenvolvimento, você apresente também fatos, mostrando ao leitor citações, dados estatísticos, comparação de pontos de vista, dados históricos, etc.

⁰³°ᵖᵉʳⁱᵒᵈᵒ
finalização: O fechamento é a parte do parágrafo que dá um tom de conclusão (para ajudar, você pode começar o fechamento com algum elemento conclusivo, como "sendo assim", "portanto", "dessa maneira", "logo", "então", etc)
╰─────────────────────╮
🔎observe as dicas desse site para aprimorar seu conhecimento:
https://comofazerumaboaredacao.com/como ... olvimento/
- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

⁰¹【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
Sob essa análise, [ conectivo] é necessário considerar que a conservação folclórica cultural brasileira é necessária para gerações futuras, [Atenção》 argumente mais nessa parte, por que é necessário? Para que?] por meio de suas raízes históricas expostas em ambientes públicos. [Faltou conectivo] As ilustres obras de arte é [Erro》 "e"] a cultura evidenciada por meio da música,teatro, quadros ou até mesmo pelo modo de se vestir. [❌》 faltou fechamento]

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Aqui creio que deveria ter argumentado mais, pois seu tema tem um amplo discurso. ( a massificação da cultura》 fale um pouco da produção de elementos culturais que são feitos para satisfazer os anseios de um mercado capitalista, de vender tais produtos e utilizá-los para a propagação)

Aborde esse lado do tema, proposto acima, no seu texto. Fale o motivo das pessoas não estarem tendo tanto acesso às culturas folclóricas.
Use um repertório 》 O repertório é peça-chave para contextualizar sua redação! Logo, usar repertório mostra que você sabe usar o que aprendeu ao longo da vida no texto.
use de apoio à explicação do seu primeiro desenvolvimento.
faça o fechamento, nem que seja apenas duas linhas.
explique mais seu ponto de vista sobre a situação. Pois, precisa ter em mente que o leitor não tem ideia do que você possa abordar para defender seu texto, use de base o desenvolvimento das redações nota mil.
Deixarei uma cartilha nota mil no final da sua correção.
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
╭──────────────╯

CONCLUSÃO
╰──────────────────╮
[conectivo conclusivo] Portanto [vírgula] são essenciais medidas rígidas para a preservação histórica, mais fiscalização nos lugares que são exposto a identidade do país, copias de obras de arte para que possa ser exposta de forma aquietar as gerações. [AÇÃO?] Ademais [vírgula] palestras que possam transparecer o passado, investir mais nas pesquisas que possa enaltecer os elementos da Cultura popular [AÇÃO] e investir na Cultura por meio de praças de alimentação com a gastronomia brasileira.[MEIO]

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Na conclusão você tem muito que melhorar, mas tenho certeza que conseguirá com essas dicas:
Primeiro, olhar esse blog sobre os tipos de conclusão.
Segundo, no final, estarei deixando uma cartilha com muitas redações nota 1000(feitas pelo Lucas Felpi), assim, com base nas conclusões desses alunos, faça a sua. (Tarefinha hein!)

⚠️material do blog e cartilha abaixo.
https://beduka.com/blog/materias/redaca ... acao-enem/

🔍proposta contém:
[✖]incompleta.

❌AGENTE. (Quem tomará providências)
✅AÇÃO. ( O modo, a forma que será feita)
❌OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
✅MEIO. (Por onde? Mídia? Escolas?...)
❌DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio, agente ou ação)

- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
╭──────────────╯
ANALISE FINAL

você está no caminho correto só precisa aprimorar mais suas habilidades! Eu sei que você consegue! 🤗

estudar ortografia e estrutura sintática.
■ Utilize repertórios e tente priorizar a conclusão (ordenar e adicionar o que falta da proposta).
■ fazer dois desenvolvimento com tópicos frasais definidos.
■ ver vídeos no YouTube de redações.
↳procure ver as que são passo a passo.
■ ler cartilha do enem.
■ estudar textos argumentativos.


╔═══════════════════╗
Competências
════════════════════
ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ ᵈᵉ ᵖᵒⁿᵗᵒˢ / ᵗᵒᵗᵃˡ
1️⃣✅✅✅☑☑☑》 140
Infelizmente tem alguns erros de vírgula e algumas frases soltas.

2️⃣✅✅✅✅✅☑》 180
você argumenta bem sobre o tema, mas seu segundo desenvolvimento poderia estar mais aperfeiçoado, senti que faltou cobrar mais dos motivos que fazem isso ocorrer.

3️⃣✅✅✅✅☑☑》 160
Aqui ficou desta forma porque ainda vejo uma falha no seu D2 e D1, quando não explica e nem aprofunda algumas partes do seu texto, além da ausência de repertórios. Utilize das dicas para fazer o final, siga as tarefinhas e aposto que você fará muito melhor na sua próxima vez.( Recomendo você ver exemplos nas redações nota 1000)

4️⃣✅✅✅✅✅☑》180
tudo ok por aqui. Você tem uma estrutura do Enem, mas faltou partes importantes como o encaminhamento (introdução), fechamento (desenvolvimento) e conectivos.

5️⃣✅✅✅☑☑☑》 140
Aqui ficou assim porque faltou tópicos importantes na sua conclusão, invista neles e tudo ficará certinho na próxima.
════════════════════
TOTAL9️⃣2️⃣0️⃣
╚═══════════════════╝
[Estou aprendendo a mexer com as competências, então, caso esteja deslocada de forma indevida me informe. ]
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
📍Trajetória de estudos》complete a lista.♡《
╔════════════╗
□ não estudei.
■estudei e entendi
.
╚════════════╝

□. Conclusão.
□. Quiz de português.
□. Coerência e coesão.
□. Repertório.
□. Estrutura redação.
□. Pontuação
↳ vírgula, dois pontos, ponto final, [...]
□. Desconstruir uma redação nota mil analisando pontos como: conectivos, repertório, fechamento dos desenvolvimentos, conclusão, [...]
↳entre outros pontos importantes.


[ desculpa qualquer erro, também estou aprendendo como vocês. Essa só foi uma pequena análise por minha parte, mesmo que eu não seja tão boa ainda. (Além de fazer isso à noite, ou seja, o próprio Zumbi em pessoa)♡]

🌟Dicas do dia:

1- Há cartilhas de redações nota 1000, feitas pelo Lucas Felpi, disponíveis gratuitamente. Uma indicação das redações de 2019:
https://www.lucasfelpi.com.br/redamil

2- Canais aconselháveis:







[🔥》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]

BOA SORTE E UM BEIJO NO CÉREBRO. 😚🧠
╭──────────────╯

Opa, perdão sua nota ali ficou errado, acho que foi um bug no envio. Sua nota verdadeira deixarei lá em cima (no local de pontuar)

— desculpa mesmo, deve ter sido falta de atenção da minha parte também!🤧🙏🙏

Por favor, poderiam corrigir? Grata🤗 eurodrigo […]

Oi. Ainda hoje eu tento corrigir sua redaç[…]

Spayke , Oi bom dia, eu como só sou um es[…]

oi gente, bom dia esperam que estejam bem quando t[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM