Em um documentário produzido pela plataforma de filmes e séries conhecida como Netflix, no ano de 2020 “O dilema das redes” ganhou popularidade por mostrar de fato o domínio que as redes sociais em conjunto com a internet obtém sob a vida dos cidadãos. Com o avanço da globalização é nítido que as mídias tornaram-se uma extensão da mente e com uma velocidade impossível de ser acompanhada, trazendo assim resultados negativos que atacam diretamente a saúde mental da população, que faz uso da mesma de forma incorreta e muita das vezes inconsequente.
Na história, vemos que os problemas relacionados à mente tais como ansiedade, depressão, distúrbios e entre outros, cresceram de forma absurda em todo o mundo e o Brasil é um dos países afetados que possui números preocupantes com relação a essas doenças mentais. Os usuários alimentam diariamente o desgaste gerado em seu cérebro com imagens e vídeos vistos nas redes que mostram uma realidade diferente da sua, ou melhor, uma vida real enfeitada. Portanto, não há como não afirmar que o avanço dos meios de comunicação causados pela globalização tornaram a internet o mal do século.
Trabalhar esse efeito colateral que atinge toda a sociedade é necessário para que haja uma qualidade de vida igualitária, visto que a saúde mental é interesse de todos. Investir em programas sociais que auxiliem neste delicado trabalho e criar campanhas ao longo do ano que conscientizem a sociedade é algumas das medidas que o Estado mantém porém não trazem os resultados esperados. Portanto, é necessário gerar no indivíduo a vontade de procurar auxílio, fortalecendo com os mesmos o papel fundamental dos profissionais tanto de psicologia como psiquiatria na sociedade. Disponibilizar a população eventos que estimulem a troca de ideia entre cidadãos e médicos: terapias comunitárias, encontros semanais, a presença marcante destes profissionais em escolas, seriam formas de fazer a sociedade obter um contato direto com esses serviços, afinal são direitos seus que devem ser oferecidos nas unidades básicas de saúde localizados em diversos pontos das cidades. Medidas devem ser tomadas com urgência, visando a diminuição desse problema social presente que atinge a população mundial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.