Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#50619
Segue abaixo redação, obrigado pelo auxílio!

Em um documentário produzido pela plataforma de filmes e séries conhecida como Netflix, no ano de 2020 “O dilema das redes” ganhou popularidade por mostrar de fato o domínio que as redes sociais em conjunto com a internet obtém sob a vida dos cidadãos. Com o avanço da globalização é nítido que as mídias tornaram-se uma extensão da mente e com uma velocidade impossível de ser acompanhada, trazendo assim resultados negativos que atacam diretamente a saúde mental da população, que faz uso da mesma de forma incorreta e muita das vezes inconsequente.
Na história, vemos que os problemas relacionados à mente tais como ansiedade, depressão, distúrbios e entre outros, cresceram de forma absurda em todo o mundo e o Brasil é um dos países afetados que possui números preocupantes com relação a essas doenças mentais. Os usuários alimentam diariamente o desgaste gerado em seu cérebro com imagens e vídeos vistos nas redes que mostram uma realidade diferente da sua, ou melhor, uma vida real enfeitada. Portanto, não há como não afirmar que o avanço dos meios de comunicação causados pela globalização tornaram a internet o mal do século.
Trabalhar esse efeito colateral que atinge toda a sociedade é necessário para que haja uma qualidade de vida igualitária, visto que a saúde mental é interesse de todos. Investir em programas sociais que auxiliem neste delicado trabalho e criar campanhas ao longo do ano que conscientizem a sociedade é algumas das medidas que o Estado mantém porém não trazem os resultados esperados. Portanto, é necessário gerar no indivíduo a vontade de procurar auxílio, fortalecendo com os mesmos o papel fundamental dos profissionais tanto de psicologia como psiquiatria na sociedade. Disponibilizar a população eventos que estimulem a troca de ideia entre cidadãos e médicos: terapias comunitárias, encontros semanais, a presença marcante destes profissionais em escolas, seriam formas de fazer a sociedade obter um contato direto com esses serviços, afinal são direitos seus que devem ser oferecidos nas unidades básicas de saúde localizados em diversos pontos das cidades. Medidas devem ser tomadas com urgência, visando a diminuição desse problema social presente que atinge a população mundial.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#50647
Olá!! Vamos corrigir essa redação, espero que alguma das minhas opiniões sejam úteis pra você ;)


Em um documentário produzido pela plataforma de filmes e séries conhecida como Netflix, no ano de 2020 [1] “O dilema das redes” ganhou popularidade por mostrar de fato o domínio que as redes sociais em conjunto com a internet obtém [2] sob a vida dos cidadãos. Com o avanço da globalização é nítido que as mídias tornaram-se uma extensão da mente e com uma velocidade impossível [3] de ser acompanhada, trazendo assim resultados negativos que atacam diretamente a saúde mental da população, que faz uso da mesma de forma incorreta e muita das vezes [4] inconsequente.


[1] Para uma melhor demarcação dos apostos / locuções de tempo; seria interessante colocar mais uma vírgula depois de 2020.
[2] O verbo "obter", na terceira pessoa do plural, se escreve "obtêm".
[3] Vocabulário ligeiramente emotivo/subjetivo demais para uma redação do ENEM, mas ainda nada que tire a nota.
[4] O certo seria ou "muitas das vezes" ou "muitas vezes". Também é recomendado que a expressão esteja entre vírgulas.



Na história, vemos que os problemas relacionados à mente tais como ansiedade, depressão, distúrbios e entre outros, cresceram de forma absurda em todo o mundo e o Brasil é um dos países afetados que possui números preocupantes com relação a essas doenças mentais. Os usuários alimentam diariamente o desgaste gerado em seu cérebro com imagens e vídeos vistos nas redes que mostram uma realidade diferente da sua, ou melhor, uma vida real enfeitada [1]. Portanto, não há como não afirmar que o avanço dos meios de comunicação causados pela globalização tornaram a internet o mal do século.

[1] Novamente, parece uma linguagem muito subjetiva para uma dissertação do ENEM, mas a verdade é que depende de corretor para corretor. Na dúvida, tente manter longe de expressões que deixam o texto muito literário/poético.

Trabalhar esse efeito colateral que atinge toda a sociedade é necessário para que haja uma qualidade de vida igualitária, visto que a saúde mental é interesse de todos. Investir em programas sociais que auxiliem neste delicado trabalho e criar campanhas ao longo do ano que conscientizem a sociedade é algumas das medidas que o Estado mantém [1] porém não trazem os resultados esperados. Portanto, é necessário gerar no indivíduo a vontade de procurar auxílio, fortalecendo com os mesmos o papel fundamental dos profissionais tanto de psicologia como psiquiatria na sociedade. Disponibilizar a [2] população eventos que estimulem a troca de ideia entre cidadãos e médicos: terapias comunitárias, encontros semanais, a presença marcante destes profissionais em escolas, seriam formas de fazer a sociedade obter um contato direto com esses serviços, afinal são direitos seus que devem ser oferecidos nas unidades básicas de saúde localizados em diversos pontos das cidades. [3] Medidas devem ser tomadas com urgência, visando a diminuição desse problema social presente que atinge a população mundial.

[1] Necessária uma vírgula depois do mantém, para separar a oração adversativa.
[2] Necessidade de crase: Disponibilizar a + a população.
[3] Desde "terapias" até "cidades", achei que ficou um período muito longo e o corretor pode se perder, tirando nota na C3 ou na C4; mas não perderia pontos em termos de gramática.


Comentários finais: Tenho que admitir que levei um susto quando vi só três parágrafos, é uma raridade nesse universo de 4/5. Mas quando li o texto inteiro, achei que deu bem certo. Se você aprendeu assim e tem o aval do seu professor, vai em frente!! Gostei bastante da proposta, ficou bem desenvolvida. Minha dica é que preste mais atenção à ortografia das palavras e à regência.


Espero ter ajudado!!

Cogita-se que mesmo com a implantaçõ[…]

Cogita-se que mesmo com a implantaçõ[…]

Promulgado pela constituição de 1988[…]

A histórigrafia vem nos mostrando que, s&ea[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM