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#56540
No filme "O Show de Truman", o protagonista vive em uma realidade em que tudo é forjado para manter o poder de quem o controla, até mesmo as notícias. Analogamente, o jornalismo brasileiro também tem traços do espetáculo em que Truman vive, visto que atualmente muitas são as informações com seus fatos exagerados para manter o engajamento de seus veículos. Por isso, deve-se debater sobre as motivações econômicas e de controle que motivam essa presença.
Em primeiro lugar, o interesse financeiro é o principal combustível para o adultério de informações. Isso acontece porque, quanto mais pessoas são atraídas por essas notícias, mais cliques ou televisões ligadas são ativadas, alimentando a principal fonte de renda dos sites ou emissoras, os anúncios. Segundo o filósofo Pierre Bourdieu, aquilo que foi criado para ser um instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Dessa forma, o jornalismo não deve usar seu poder informativo para transmitir inverdades que sustentem uma massa ignorante.
Além disso, o desejo de conduzir opiniões através desses fatos é um agravador da problemática. Posto que, é possível alterar os rumos de um povo de diversas formas, por exemplo, em um período de eleições, em que o jornalismo se empregado de forma errônea pode acabar interferindo negativamente nesse processo. Nesse sentido, o físico Stephen Hawking afirmou que a ganância é uma ameaça a toda a humanidade. Desse modo, caso não ocorra uma intervenção esse cenário continuará a ameaçar o país.
Portanto, pode-se inferir a necessidade de mitigar a presença do sensacionalismo em território brasileiro. Sendo assim, cabe ao Estado, a instituição máxima que rege o Brasil, criar vídeos informativos à população, por meio de veículos digitais, como o YouTube, em que deve ser ensinado a identificação de informações sensacionalistas, com o fim de quebrar o ciclo de manipulação vigente e a fonte de renda imprópria desses portais. Assim, o Brasileiro não viverá a mesma realidade de Truman.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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