Em primeiro lugar, hodiernamente é muito propagado os benefícios de ser um trabalhador autônomo: não ter patrão, trabalhar a hora que quiser e fazer o que quiser. Todavia, essa falsa divulgação de liberdade vai ao encontro do penamento do sociólogo Zygmunt Bauman, que afirmou que na contemporaneidade a liberdade é totalmente ilusória. Nesse sentido, apesar da autonomia trazer essas qualidades, o que se esconde por trás de tudo isso é uma completa perda de direitos em comparação com um trabalhador de vínculo empregatício. Sendo assim, o crescimento do número de autônomos no mercado de trabalho, revelam que o trabalho no Brasil está se tornando mais precarizado.
Além disso, os sociólogos contemporâneos alertam para o fenômeno da "uberização do trabalho", no qual o trabalhador depende do uso dos aplicativos. Partindo desse contexto, cabe ressaltar que a conquista dos direitos dos trabalhadores se deu através de uma constante luta que resultou, no ano de 1943, na criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) por Getúlio Vargas. Porém, o uso dos aplicativos de entrega e de viagem trouxeram para atualidade dilemas já vivenciados anteriormente: trabalhadores sem carteira assinada, sem vínculo algum com as empresas dos aplicativos, sem direito a salário, décimo terceiro e férias, e sujeitos a acidentes no trabalho. Dessa maneira, esse fenômeno configura-se como um atentado as CLTs e tira dos trabalhadores seus direitos fundamentais.
Portanto, cabe que o Congresso Nacional e o Senado Federal, órgãos do Poder Legislativo brasileiro, tomem as providências para mitigar a problemática. Isso se dará através da articulação das duas câmaras para promover a ampliação dos direitos dos autônomos e dos trabalhadores de aplicativos por meio de alterações nas Leis Trabalhistas. Dessa forma, espera-se que todos os trabalhadores possuam os mesmos direitos e que a precarização do trabalho seja um problema do passado, como em "Tempos Modernos", e não mais da nossa realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.