Em primeiro plano, é visível o quanto os bens materiais e imateriais afirmam a cultura, revivendo a memória histórica de um povo. Sob o mesmo ponto de vista, o engenheiro Michel Parent diz que "Todo patrimônio é doação do passado e parte de nosso presente contínuo". Todavia, quando essa herança não recebe a devida importância, acaba afetando a coletividade, pois certamente, a ideia de pertencimento perde-se. Em suma, a deterioração desses bens está intimamente ligada à exclusão das lembranças da civilização brasileira.
Ademais, destaca-se a necessidade da supervisão periódica dos acervos que já foram tombados, com propósito de preservá-los, para durarem mais. De maneira idêntica à Constituição Federal em seu Artigo 216 assegura cuidar do patrimônio histórico e cultural em colaboração com a comunidade. Entretanto, fora do papel, a realidade deixa a desejar, visto que, tanto o poder público, quanto o corpo social contribuem de diferentes formas na degradação dos espaços citados anteriormente.
Portanto, diante dos fatos supracitados, cabe aos órgãos IPHAN e IPHAE efetivarem com fervor suas ações no âmbito patrimonial, incentivando as pessoas a conhecerem mais a fundo a história de suas cidades e do país, por meio das mídias de grande alcance, de campanhas nas escolas. A fim de pressionar o Estado a investir mais verbas nos reparos dos tombamentos, estimulando também a difusão dos bens imateriais. Como resultado, os entraves serão menos frequentes, o agrupamento se tornará ciente da crucialidade de preservação da memória ancestral. Ao passo que, finalmente o Artigo 216 estará em atuação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada