Avatar do usuário
Por eduardamgls
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82292
No filme norte-americano intitulado “O cara perfeito”, a personagem principal Leah começa um namoro com Carter. Após algumas atitudes desagradáveis, ela termina com o rapaz, que começa a persegui-la obsessivamente em seu trabalho e casa. Esse enredo assustador nem sempre se encontra somente em obras cinematográficas. Em março de 2021, foi sancionada a lei que torna crime tais atos, porém ela ainda é desconhecida por muitos e deve ser divulgada para conhecimento das vítimas.
Em primeiro lugar, é necessário salientar que o termo stalkear vem do inglês to stalk e o ato de praticá-lo chama-se stalking. expressão muito utilizada ao se referir a caçadas e perseguições. O lado “saudável” dessa prática, baseia-se somente em olhar o perfil da rede social do stalkeado uma ou duas vezes, podendo ser essa pessoa um amigo ou até mesmo uma paquera. O problema começa após esse comportamento passar a ser diário, querendo saber de cada passo que é dado pela vítima, até mesmo onde e com quem a pessoa está. Após a obsessão se intensificar, o próximo passo geralmente é começar a perseguir a vítima na rua e observar seu comportamento. Um dos casos mais famosos no Brasil foi o da apresentadora Ana Hickmann, a modelo e apresentadora brasileira passou por um caso em que um fã obsessivo invadiu seu quarto de hotel e apontou uma arma para ela. O cunhado de Ana, Gustavo Corrêa, conseguiu desarmar o stalker e matá-lo.
Outrossim, se faz necessário apontar o desconhecimento da lei pelos cidadãos, ato este que contribui para a persistência do problema. De acordo com o artigo 21 do Código Penal, A ignorância da lei não isenta de responsabilidade. Diante de tal exposto, mesmo que se desconheça o regulamento, é inadmissível que este cenário permaneça.
Portanto, é de suma importância que o governo faça campanhas e a divulgação deste decreto por meio de palestras em escolas e universidades, além de propagandas na internet, meio mais utilizado para se divulgar informações atualmente, para que a segurança das pessoas seja garantida devido a propagação de informações levando as mesmas a ficarem atentas à esse tipo de ato incomum.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#88193
Muito bem! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Avatar do usuário
Por ganaza
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#88595
A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, criado pelas Nações Unidas, prevê em seu artigo terceiro, o direito à liberdade e segurança pessoal, como inerente a todo cidadão. Mas quando o mesmo é stalkeado, tendo sua vida intima, privada e pessoal fragilizada, perde totalmente o acesso a esse direito social tão importante.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater este crime. Devido à falta de delegacias especializadas para combater este problema. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a liberdade e segurança pessoal, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a exposição extremamente exagerada, dos indivíduos nas redes sociais, como impulsionador desse crime no Brasil. Muitas vezes postamos informações demais o que acaba dando espaço para os stalkeres. Visto que as tentativas de contato geralmente começam por este meio comunicação.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível 0que o governo, por intermédio de prefeitos, governadores e vereadores, implantem mais delegacias especializadas em staking e organizem campanha para conscientizar a população e ensina-las a prevenir esse tipo de perseguição antes que se torne um problema. Assim, se consolidará uma sociedade mais segura, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Stalking: Mal da sociedade contemporânea
por Jessica25626    - In: Outros temas
0 Respostas 
191 Exibições
por Jessica25626
0 Respostas 
84 Exibições
por daniella5
1 Respostas 
115 Exibições
por daniella5
2 Respostas 
134 Exibições
por daniella5
0 Respostas 
71 Exibições
por Mateus160199
0 Respostas 
83 Exibições
por mariaov
0 Respostas 
82 Exibições
por gabri947
A Prática de Bullying nas Escolas do Brasil
por Tau    - In: Outros temas
3 Respostas 
171 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
87 Exibições
por LuizRocha
A prática de bullying nas escolas do Brasil
por Pxvesq    - In: Outros temas
3 Respostas 
304 Exibições
por Pxvesq
Fome

No ART 3° da Constituição Federa[…]

almeidaj clara222 Rayaneeeeee Flicker2307 […]

Na canção da cantora brasileira, Mar[…]

No Brasil que vivemos,vem aumentando os casos de v[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM