Em primeiro lugar, é necessário salientar que o termo stalkear vem do inglês to stalk e o ato de praticá-lo chama-se stalking. expressão muito utilizada ao se referir a caçadas e perseguições. O lado “saudável” dessa prática, baseia-se somente em olhar o perfil da rede social do stalkeado uma ou duas vezes, podendo ser essa pessoa um amigo ou até mesmo uma paquera. O problema começa após esse comportamento passar a ser diário, querendo saber de cada passo que é dado pela vítima, até mesmo onde e com quem a pessoa está. Após a obsessão se intensificar, o próximo passo geralmente é começar a perseguir a vítima na rua e observar seu comportamento. Um dos casos mais famosos no Brasil foi o da apresentadora Ana Hickmann, a modelo e apresentadora brasileira passou por um caso em que um fã obsessivo invadiu seu quarto de hotel e apontou uma arma para ela. O cunhado de Ana, Gustavo Corrêa, conseguiu desarmar o stalker e matá-lo.
Outrossim, se faz necessário apontar o desconhecimento da lei pelos cidadãos, ato este que contribui para a persistência do problema. De acordo com o artigo 21 do Código Penal, A ignorância da lei não isenta de responsabilidade. Diante de tal exposto, mesmo que se desconheça o regulamento, é inadmissível que este cenário permaneça.
Portanto, é de suma importância que o governo faça campanhas e a divulgação deste decreto por meio de palestras em escolas e universidades, além de propagandas na internet, meio mais utilizado para se divulgar informações atualmente, para que a segurança das pessoas seja garantida devido a propagação de informações levando as mesmas a ficarem atentas à esse tipo de ato incomum.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.