Em primeiro lugar, é importante destacar que um dos principais impulsionadores dessa falta de perspectiva é a desigualdade social. Já que, os projetos sociais que visam dar oportunidades e inserir esse público num contexto de transformação social proporcionado pelo esporte através do ensino de valores como: trabalho em equipe, solidariedade e respeito às regras, são insuficientes para atender a todos os que precisam. Ítalo Ferreira, medalhista de ouro nas olimpíadas de Tokyo, veio de origem humilde e começou a surfar em uma tampa de isopor, da caixa onde seu pai guardava os peixes que vendia. Ainda sim, em meio às dificuldades, ele conseguiu vencer graças a sua força de vontade. Mas infelizmente, a realidade não é assim para todos. Muitos não conseguem chegar em um nível de qualidade que se equipare a atletas de outros países, devido à falta de investimento adequado no esporte.
Ademais, há a preocupação com o sedentarismo. Pois além dos valores anteriormente citados, o esporte também torna a vida das pessoas mais saudável. Já existe a situação alarmante da obesidade infantil, em função da má base alimentar dada pela família e dos cardápios oferecidos pelas escolas. Segundo o dado mais recente do IBGE, 36,6% das crianças estão acima do peso. Isso gera apreensão quanto ao futuro, visto que a superlotação do sistema de saúde aumentará em consequência da péssima qualidade de vida destas, que desencadeará em uma série de doenças. Esse fato somado ao baixo investimento no esporte fomenta o problema.
Portanto, é mister que o Estado, a escola e a família ajam em conjunto para amenizar o quadro atual. Para que o esporte exerça, de forma devida, o seu papel na construção da cidadania, urge que o Estado amplie o acesso a projetos como "Esporte e Cidadania" realizado no Rio de Janeiro, que oferecem atividades como: judô, jiu-jitsu, futebol e vôlei, voltados para o exercício da cidadania, através de maiores investimentos. A família deve ensinar os filhos a ter bons hábitos alimentares e a escola também deve se atentar a isso no cardápio oferecido aos alunos, além de incentivar práticas esportivas. Somente assim será possível que existam mais atletas como Ítalo Ferreira, trazendo orgulho ao Brasil no esporte, e que haja mais qualidade de vida para as gerações futuras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.