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#76827
"O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Essa afirmação da filósofa existencialista Simone de Beauvoir, pode servir de metáfora ao combate ao "bullying", uma vez que, por mais que escandalosa que seja essa situação, poucos esforços são destinados a resolver esse problema. Diante disso, tal conjuntura advém da negligência ao assunto no ambiente escolar e do oferecimento ao ódio gratuito a vítima, que resulta em agressão física e psicológica.
Na série canadense "Anne with an E" situada em 1908, na nova escola, Anne, a protagonista, é ridicularizada e mal tratada por seus colegas, por ser órfã, adotada e por ter o cabelo ruivo. Ela é excluída por possuir um pensamento diferente do da época, o que causa um constante sentimento de rejeição na menina. Nesse âmbito, a escola tem papel primordial no combate aos maus tratos e a intimidação física e psicológica no ambiente escolar, visto que, é o lugar onde mais ocorre tais atos.
Vale ressaltar que, as vítimas são violentadas pelos mais diversos motivos e até mesmo por ter um intelecto superior aos dos demais. Por muitas vezes, dentro de uma sala de aula, o assunto é normalizado e tratado como uma brincadeira, quando na outra perspectiva, diversos problemas são desencadeados na vítima, o que fere os princípios dos direitos humanos que é proteger a todos.
Portanto, o que deve ser feito é ter uma equipe educacional qualificada e que saiba identificar a vítima e o agressor, e que também, a escola ofereça rede de apoio tanto a quem sofre, tanto a quem pratica o assunto em questão.
Ademais, deve-se ensinar a todos do ambiente escolar a não se isentar se presenciar tal situação e instruí-los a denunciar ao corpo docente, caso esteja ocorrendo eventos de "bullying" na escola. Medidas devem ser praticadas para que o combate venha ser efetivado, pois, "A educação exige os maiores cuidados, porque influi por toda vida".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#77036
Olá @mgabriellap. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação (vírgula, ponto)
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo
7Comentário adicional


"O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Essa afirmação da filósofa existencialista Simone de Beauvoir3, pode servir de metáfora ao combate ao "bullying", uma vez que, por mais que escandalosa que seja essa situação, poucos esforços são destinados a resolver esse problema. Diante disso, tal conjuntura advém da negligência ao assunto no ambiente escolar e do oferecimento ao ódio gratuito a vítima, que resulta em agressão física e psicológica.

❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura adequada para redação ENEM


5Na série canadense "Anne with an E" situada em 1908, na nova escola, Anne, a protagonista, é ridicularizada e mal tratada por seus colegas, por ser órfã, adotada e por ter o cabelo ruivo. 5Ela é excluída por possuir um pensamento diferente do da época, o que causa um constante sentimento de rejeição na menina. 7Nesse âmbito, a escola tem papel primordial no combate aos maus tratos e a intimidação física e psicológica no ambiente escolar, visto que, é o lugar onde mais ocorre tais atos.

➤ Você poderia ter desenvolvido esse argumento nos primeiros períodos. Assim, trazia o seu repertório e concluía o parágrafo com uma afirmação que pudesse unir esses dois elementos
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Estrutura incompleta para redação ENEM


5Vale ressaltar que, 7as vítimas são violentadas pelos mais diversos motivos e até mesmo por ter um intelecto superior aos dos demais. 7Por muitas vezes, dentro de uma sala de aula, o assunto é normalizado e tratado como uma brincadeira, quando na outra perspectiva, diversos problemas são desencadeados na vítima, o que fere os princípios dos direitos humanos que é proteger a todos.

➤ Sempre que pensar no seu tópico frasal, utilize aquela tese citada na introdução como base para escrevê-lo, pois ele funciona como um resumo para o corretor já ter ideia do que será falado naquele parágrafo.
➤ Novamente, seu parágrafo apresenta o mesmo problema do anterior. Tente expandir a sua argumentação, especialmente nos primeiros períodos, pois ela é o ponto chave do desenvolvimento
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Portanto, o que deve ser feito é ter uma 7equipe educacional qualificada e que saiba identificar a vítima e o agressor, e que também, a escola ofereça rede de apoio tanto a quem sofre, tanto a quem pratica o assunto em questão.
Ademais, deve-se 7ensinar a todos do ambiente escolar a não se isentar se presenciar tal situação e instruí-los a denunciar ao corpo docente, caso esteja ocorrendo eventos de "bullying" na escola. Medidas devem ser praticadas para que o combate venha ser efetivado, pois, "A educação exige os maiores cuidados, porque influi por toda vida".


➤ Tente deixar o seu agente explícito na conclusão
➤ Termos como “ensinar” ou “conscientizar” devem ser utilizados com cuidado. Ainda podem ser aceitos como finalidade, mas como ação podem ser desconsiderados, fazendo com que você perca 40 pontos num só parágrafo.
❯ Elementos da conclusão ❮
Agente:
Ação:
Meio/modo:
Finalidade:
Detalhamento:
Estrutura incompleta para redação ENEM

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