Primeiramente, é preciso salientar que a falta de repercussão é a causa latente do problema. Segundo Focault, na sociedade pós-modena, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Sob esse viés podemos observar uma lacuna em torno de debates sobre essas repressões e como este ato pode acarretar doenças como depressão, ansiedade e levar até mesmo ao suicídio.
Paralelamente, a insuficiência nos meios de ensino se torna outra causa da mazela. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Nesse sentido, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao bullying, identifica-se uma forte influência nessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel de conscientizar e previnir que tais atos ocorram, visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula. Portanto urge a necessidade de maior abordagem à questão.
Dessa forma, uma intervenção faz-necessária. Para isso, é necessário que as redes de ensino juntamente as instituições governamentais, promovam espaços para rodas de conversas e debates sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de psicólogos e ongs direcionadas as vítimas. Além disso, esses eventos devem ser abertos a comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância de se combater o bullying e assim evitar que mais um Jochem desista de sua vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada