Primeiramente, vale destacar que há falta de empatia dos que praticam para com os que sofrem bullying. Esta situação está relacionada com a falta de conscientização promovida pelas escolas para mostrar as consequências negativas de tais intimidações, pois, segundo o filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Logo, a escassez de informações impede a mudança de pensamento dos que praticam o bullying e, dessa forma, o cenário de agressões físicas e psicológicas permanece.
Ademais, de acordo com a pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), 29•/• dos jovens, alunos de escolas públicas, relataram ter sido vítimas de bullying em 2019 no estado. Tal realidade é inaceitável, pois os efeitos negativos causados pela prática da violência são péssimos; depressão, crises de ansiedade, baixa autoestima, angústia, medo, isolamento e falta de vontade de ir à escola são alguns exemplos. Além disso, no pior dos casos, a prática do bullying pode levar a vítima ao suicídio.
Portanto, faz-se necessária a adoção de medidas para que o problema não perdure. Nesse sentido, o Ministério da Educação, em parceria com os municípios, deve investir em campanhas e palestras de conscientização contra a prática do bullying nas escolas, para que, deste modo, haja uma diminuição das violências físicas e psicológicas nesses ambientes. Dessa forma, casos similares ao de Yoshino Jumpei serão resolvidos e evitados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada