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Por Saikismo
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A Constituição Federal de 1988, prevê em seus artigos 6°, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado quando se observa a prática do 'bullying' nas escolas, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o 'bullying'. Nesse sentido, observa-se que há, por parte do governo, uma omissão, ao não promover políticas que culpabilizem de forma rigorosa a prática, sendo assim, os culpados regojizam um sentimento de impunidade. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma quebra do "contrato social", já que o estado não cumpre seu papel de garantir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais é necessário apontar os preconceitos enraizados em nossa sociedade como impulsionadores do problema no Brasil. O desenho Boku No Hero, de Kouhei Horikoshi, retrata uma sociedade em que ser portador de poderes é uma norma e aqueles que ou não possuem, ou apresentam modificações corporais, são excluídos do corpo social, como é o caso do jovem Izuku Midoriya, que por não possuir poderes, é vítima de violência psicológica. A obra transcende a ficção ao demonstrar que preconceitos estruturados na coletividade são propulsores do 'bullying', visto que a maior parte das vítimas fazem parte de alguma minoria social. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação - responsável pela educação em território nacional - destine verbas para a criação de programas que visem conscientizar a população sobre os perigos e consequências do 'bullying', e o combate a preconceitos, por meio da inclusão de seu objetivo na base de Diretrizes Orçamentárias, de modo que se cumpra o que é dito na Carta Magna de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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