Avatar do usuário
Por Hellen9
Quantidade de postagens
#124636
No Livro "O Cidadão de Papel", do jornalista Gilberto Dimenstein, a denúncia da ineficácia de diversos mecanismos legais é feita, evidenciando uma cidadania aparente - metáfora utilizada pelo autor. Nesse sentido, pode-se relacionar tal premissa ao que ocorre no Brasil, por exemplo, o bullying e ciberbullying. Isso é causado pela ineficiência governamental e pelo silenciamento midiático, fatos que perpetuam esse problema.
É válido destacar, a princípio, que a ineficiência governamental representa um grande obstáculo para a resolução do hábito de ofender ao próximo. Nesse contexto, segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, em seu livro "Cidadão de Papel", a República Federativa do Brasil é marcada pela não aplicação prática dos maquinismos legais, como a Constituição de 1988, e pela cidadania apenas no campo teórico. Dito isso, pode-se afirmar que o bullying e ciberbullying vai ao encontro do cenário postulado pelo jornalista. Essa situação ocorre de tal forma que os pais não conversam com os filhos sobre o certo e o errado. Consequentemente, tristemente, acontecem essas agressões verbais e físicas nas escolas, ruas e na internet.
Cabe mencionar, em segundo plano, que, conforme o filósofo Pierre Bourdien, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismos de opressão. Nesse viés, observa-se que a mídia ao invés de promover debates que elevem o nível de informação da população acerca do bullying, infelizmente, influencia no silenciamento midiático, já que - em redes sociais, programas de TV - não há debates/informações que aumentem o senso crítico dos indivíduos sobre o revés. Por consequência, muitas pessoas vivem situações degradantes, por exemplo, pessoas magras,altas,gordas, e negros, o que pode ocasionar ansiedade, quadros depressivos que levem, inclusive, ao suicídio.
Portanto, a prática do bullying e ciberbullying, na sociedade brasileira, apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar essa conjuntura, urge que o Estado invista, por meio de verbas governamentais, na criação de matérias escolares que abordem sobre o tema, a fim de conscientizar os brasileiros, que o ato do bullying pode gerar vários transtornos psicológicos. E ainda, cabe a população promover manifestações, por meio de abaixo-assinados direcionados ao governo, com o intuito de pressionar que nas escolas tenham disciplinas sobre o bullying e ciberbullying, visando que todos os cidadãos pensem bem antes de praticar ameaças contra os grupos sociais do Brasil. Somente assim, esse impasse será gradativamente erradicado na Terra Santa Cruz do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
80 Exibições
por Hellen9
0 Respostas 
37 Exibições
por Roodrigues
1 Respostas 
117 Exibições
por Petalarafa
0 Respostas 
54 Exibições
por an407
0 Respostas 
88 Exibições
por lu111
0 Respostas 
70 Exibições
por marcellorzx
A prática do bullying nas escolas
por Mannu    - In: Outros temas
0 Respostas 
38 Exibições
por Mannu
0 Respostas 
54 Exibições
por raiane567
0 Respostas 
60 Exibições
por jamillyds
0 Respostas 
72 Exibições
por 0Marymoon
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM