Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a prática de bullying nas instituições educativas. Nesse sentido, tal problema vem se reverberando na sociedade, ocasionando traumas psicológicos nos estudantes infantis e adolescentes vítimas do bullying, devido às agressões físicas e verbais sofridas, calando-se diante de seus agressores, não buscando ajuda de autoridades pedagógicas dentro das escolas, ou ajuda de autoridades judiciais e de seus responsáveis.
Ademais, é fundamental apontar que a falta de tomadas decisórias do Estado e autoridades ao combate ao bullying nas escolas, como o impulsionador do problema. Segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos seus direitos indispensáveis, como a garantia de segurança nas escolas, o que infelizmente é evidente no Brasil. Diante de tal exposto, é notório que tal problema causa tamanha insegurança, medo, angústia e raiva nos estudantes vítimas do bullying. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso, é imprescindível que o Estado e as autoridades pedagógicas, por intermédio de decisões rigorosas, acabem com a prática de bullying nas escolas, a fim de tornar o ambiente escolar um lugar seguro para os estudantes. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na magna carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada