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Por Lenda
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O bullying é a intimidação sistemática, envolvendo violência física ou psicológica, atos de humilhação e discriminação. No seriado "Todo Mundo Odeia o Chris", o protagonista enfrenta práticas de bullying na escola e em casa. No entanto, essa realidade não é mera ficção, pois suas raízes podem ser identificadas tanto no ambiente escolar quanto no familiar.

Nesse contexto, o ambiente escolar se revela como um componente crucial na resolução do problema do bullying. Infelizmente, o Brasil enfrenta uma crise sem precedentes, visto que cerca de 38% das escolas brasileiras relatam problemas de bullying, conforme dados do Ministério da Educação. Portanto, é fundamental combater essa problemática. Para isso, é imperativo promover relacionamentos saudáveis entre os estudantes e desenvolver programas de prevenção bem-sucedidos, como o "Escola sem Bullying".


Além disso, é de suma importância destacar o papel do ambiente familiar na resolução do problema do bullying. A falta de afeto e a ausência de valores transmitidos, juntamente com a sensação de abandono e negligência por parte da família, podem ser fatores que contribuem para o aumento da violência entre alunos e a prática do bullying nas escolas. De acordo com um estudo do jornal da USP, as interações familiares exercem influência direta no envolvimento dos estudantes com o bullying. Deste modo, fica evidente a necessidade de envolver as famílias no esforço coletivo de combate a essa prática prejudicial.


Diante do exposto, é imperativo que o Ministério da Educação assuma um papel de liderança na melhoria dos ambientes familiares e escolares. Assim, por meio de campanhas de prevenção e combate ao bullying nas escolas, apoiadas por profissionais de psicologia e contando com a participação das famílias, tomaremos um passo significativo na resolução desse problema. Essas campanhas incluiriam palestras educacionais, workshops, material didático, grupos de apoio e ações coordenadas entre escolas. Somente através dessas ações coordenadas e persistentes, o Brasil evoluirá e se tornará uma nação onde todos os indivíduos possam desfrutar de um ambiente escolar seguro e acolhedor.
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COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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