Dessa forma, em primeiro análise, a falta de disciplina é um desafio presente na problemática. Djamila ribeiro explica que é preciso uma situação sair da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da bullying frequente nas escolas, visto que na maioria das vezes a educação sobre o conteúdo na sala de aula seja complexa, gerando diversos problemas. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defendeu a pensadora.
Em paralelo, o medo de denunciar é um entrave no que tange o problema. Para bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizadas pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida na prática de bullying, visto que essas vítimas sentem receio de denunciar os maus-tratos, ameaças, intimidações físicas ou psicológicas por pavor de seus agressores, testemunhas vivem amedrontadas de serem as próximas vítimas. Assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente.
Portanto, é indispensável intervir sobre o assunto. Para isso, o poder público deve investir no bullying nas escolas, por meio de destinação de verbas, a fim de reverter a supremacia de interesses mercadológicos. Tal ação pode, ainda ser divulgada na midia de massa para que a população tome conhecimento. Paralelamente, é preciso intervir sobre a lacuna educacional presente no problema. Dessa maneira, o brasil poderá ter menos "cidadãos de papel" como defendeu dimenstein.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.