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#69740
O livro "Extraordinário" da autora R.J. Palacio, narra a história de Auggie, um garoto que nasceu com uma má formação no rosto e por esse motivo, sofre com ofensas e piadas maldosas de toda a escola. Desse modo, a obra revela as consequências das práticas de bullying nas escolas, que tem como causas o preconceito e a falta de debate no meio familiar sobre a temática. Dessa forma, convém analisar os fatores que favorecem o quadro.
Sendo assim, em primeira análise, o preconceito entre os estudantes nas escolas é algo presente não só entre as salas de aula, mas enraizado no meio social. Nesse viés, dados apresentados pelo IBGE revelam que cerca de 7% dos alunos sofrem bullying devido suas características físicas. Nessa conjuntura, tais fatores trazem várias consequências negativas para quem é mau tratado no meio escolar, como patologias mentais, por exemplo, devido à intolerância dos praticantes. Dessa maneira, é necessário diminuir a opressão nas escolas é construir cidadãos mais tolerantes.
Ademais, o silenciamento acerca dessa problemática no âmbito familiar, é mais um fator que propiciam a prática. Assim, nas palavras do filósofo Marquês de Maricá, a má educação consiste especialmente nos maus exemplos. Nesse ínterim, é essencial o debate em meio afetivo, pois assim , o estudante terá atitudes baseadas nos preceitos aprendidos e discutidos pela sua família. Logo, é necessário que a relação "pais e filhos" se fortaleça quanto aos assuntos intra-escolares.
Portanto, é mister que se desenvolva ações para atenuar a ocorrência de bullying nas escolas brasileiras. Para isso, urge que o MEC promova a disseminação da importância do respeito entre os alunos por meio das mídias de massa e projetos educacionais em sala de aula, com o objetivo de efetivar a harmonia no ambiente de aprendizagem. Assim, tais projetos educacionais devem expor as consequências do bullying para conscientizar os estudantes. Só assim, a realidade nas escolas do Brasil não será condizente com a de Auggie.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#70883
Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre seu texto.

Menina, eu estou impressionada! Primeira vez que li, deu pra perceber de cara que você teve uma ótima programação na sua estrutura de texto. Parabéns!

Agora, vamos lá!

INTRODUÇÃO:

O livro "Extraordinário" da autora R.J. Palacio, narra a história de Auggie, um garoto que nasceu com uma má formação no rosto e por esse motivo, sofre com ofensas e piadas maldosas de toda a escola. Desse modo, a obra revela as consequências das práticas de bullying nas escolas, que tem como causas o preconceito e a falta de debate no meio familiar sobre a temática. Dessa forma, convém analisar os fatores que favorecem o quadro.

<< você apresentou o repertório e trouxe ele de forma fantástica na alusão ao tema. Mas lembre de deixar claro que sabe que isso é um problema no Brasil. Você apresentou os argumentos que vão ser discutidos no parágrafo 1 e 2 e ainda fez um fechamento. Isso mostra que você está por dentro da estrutura! Tente ver também uso de conectivos mais diversificados.>>

DESENVOLVIMENTO 1:

Sendo assim, em primeira análise, o preconceito entre os estudantes nas escolas é algo presente não só entre as salas de aula, mas enraizado no meio social. Nesse viés, dados apresentados pelo IBGE revelam que cerca de 7% dos alunos sofrem bullying devido suas características físicas. Nessa conjuntura, tais fatores trazem várias consequências negativas para quem é mau tratado no meio escolar, como patologias mentais, por exemplo, devido à intolerância dos praticantes. Dessa maneira, é necessário diminuir a opressão nas escolas é construir cidadãos mais tolerantes.

<< você apresentou o tópico frasal deixando evidente oque seria tratado no parágrafo; procure especificar oque é cada sigla. EX: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); você apresentou novamente o fechamento do parágrafo. Novamente, tente diversificar os conectivos >>

DESENVOLVIMENTO 2

Ademais, o silenciamento acerca dessa problemática no âmbito familiar, é mais um fator que propiciam a prática. Assim, nas palavras do filósofo Marquês de Maricá, a má educação consiste especialmente nos maus exemplos. Nesse ínterim, é essencial o debate em meio afetivo, pois assim , o estudante terá atitudes baseadas nos preceitos aprendidos e discutidos pela sua família. Logo, é necessário que a relação "pais e filhos" se fortaleça quanto aos assuntos intra-escolares.

<< apresenta tópico frasal; apresentou uma ótima citação e aplicou ela no argumento; apresentando novamente um fechamento. >>

CONCLUSÃO

Portanto, é mister que se desenvolva ações para atenuar a ocorrência de bullying nas escolas brasileiras. Para isso, urge que o MEC promova a disseminação da importância do respeito entre os alunos por meio das mídias de massa e projetos educacionais em sala de aula, com o objetivo de efetivar a harmonia no ambiente de aprendizagem. Assim, tais projetos educacionais devem expor as consequências do bullying para conscientizar os estudantes. Só assim, a realidade nas escolas do Brasil não será condizente com a de Auggie.

<< não vejo nenhum problema aqui! Isso está incrível ao meu ver. PARABÉNS! Só tenho que, novamente, ressaltar o esclarecimento do que seria o MEC. >>

Acredito que seja isso! Espero que eu tenha ajudado de alguma forma. E desculpa se fui inconveniente ou analisei algo errado, ainda estou na aprendizagem assim como acredito que você também! Beijão

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