Sendo assim, em primeira análise, o preconceito entre os estudantes nas escolas é algo presente não só entre as salas de aula, mas enraizado no meio social. Nesse viés, dados apresentados pelo IBGE revelam que cerca de 7% dos alunos sofrem bullying devido suas características físicas. Nessa conjuntura, tais fatores trazem várias consequências negativas para quem é mau tratado no meio escolar, como patologias mentais, por exemplo, devido à intolerância dos praticantes. Dessa maneira, é necessário diminuir a opressão nas escolas é construir cidadãos mais tolerantes.
Ademais, o silenciamento acerca dessa problemática no âmbito familiar, é mais um fator que propiciam a prática. Assim, nas palavras do filósofo Marquês de Maricá, a má educação consiste especialmente nos maus exemplos. Nesse ínterim, é essencial o debate em meio afetivo, pois assim , o estudante terá atitudes baseadas nos preceitos aprendidos e discutidos pela sua família. Logo, é necessário que a relação "pais e filhos" se fortaleça quanto aos assuntos intra-escolares.
Portanto, é mister que se desenvolva ações para atenuar a ocorrência de bullying nas escolas brasileiras. Para isso, urge que o MEC promova a disseminação da importância do respeito entre os alunos por meio das mídias de massa e projetos educacionais em sala de aula, com o objetivo de efetivar a harmonia no ambiente de aprendizagem. Assim, tais projetos educacionais devem expor as consequências do bullying para conscientizar os estudantes. Só assim, a realidade nas escolas do Brasil não será condizente com a de Auggie.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.