Primeiramente, cabe ressaltar a ausência de medidas pelas políticas públicas no combate ao bullying nas escolas brasileiras. Sob a perspectiva do filósofo contratualista John Locke, o estado foi criado por um pacto social para assegurar os direitos fundamentais dos indivíduos e proporcionar relações harmônicas. Entretanto, é notório o rompimento desse contrato social no que concede esse quadro alarmante , já que devido a
baixa atuação de campanhas educativas e da conscientização sobre o assunto, os jovens e adolescentes não recebem total auxílio nas escolas para que possam se sentir protegidos e acolhidos.
Ademais, a influência familiar também pode ser apontado como promotor do problema. De acordo com Nelson Mandela: "Devemos promover coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero". Partindo desse pressuposto, percebe-se que em muitas famílias brasileiras não se faz jus desse pensamento, já que em muitas famílias pensamentos e atos de ódio prevalecem e que geram, consequentemente influências negativas. Destarte, é imprescindível a atuação governamental e social para que tais empecilhos sejam superados.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para tanto o MEC (Ministério da Educação) deve criar, mediante verbas governamentais, programas como palestras e propagandas visando a conscientização do bullying na nas escolas, de modo a ampliar a visão da população diante desse problema. Além disso, as escolas devem ter obrigatoriamente psicológicos, para que os alunos possam ter a quem conversar de modo a ajudá-los. Dessa forma, com essas ações a sociedade brasileira poderá chegar perto das convicções platônicas, e além disso, alcançar o bem - estar social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada