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Por cristiane87
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#109954
A Temática acerca da popularização da internet se tornou relevante em relação a sua influência,principalmente com a população mais jovem.Nesse cenário, é indubitável que essa relação entre a Web e a sociedade traz mais benefícios do que malefícios,como também desistabiliza a fortaleza do poder da televisão no lar da família brasileira.
Em primeira análise, é importante salientar que a rede de computadores, trouxe grandes benefícios ao mundo, diminuindo distâncias, explorando áreas seja do ambito educacional, financeiro social entre outros, mas também a comparação do mundo perfeito exposto pelas mídias sociais, ataques de ódio e o políticamente correto,notícias falsas, entre outros. Visto que,população mais jovem é a mais afetada pela sua falta de maturidade e disernimento.
Outrossim, a web tomou conta de grande parte da rotina dos brasileiros, cam a facilidade de conexão por meio de dispositivos de rede móveis,tudo de forma rápida e precisa. Diante disso, a rede vem desbancando poder de influenciar e persuadir da TV.
Diante do exposto, conclui-se a notoriedade do espaço ocupado pela rede na vida do ser humano,e sua persuasão no contidiano da sociedade, como todo.Não obstante,os efeitos negativos,por muitas vezes traz circunstâncias relativamente graves, mas superáveis em comparação aos seus benefícios.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Higorvaz
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#109966
Olá, @cristiane87! Irei corrigir sua redação aqui, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional. :mrgreen:

Tipo de correção: Estrutural


Introdução


 A Temática¹ acerca da popularização da internet se tornou relevante em relação a sua influência, principalmente com a população mais jovem.Nesse cenário, é indubitável que essa relação entre a Web e a sociedade traz mais benefícios do que malefícios,como também desistabiliza² a fortaleza do poder da televisão no lar da família brasileira.³

¹ - Nesse caso, letra maiuscula em "Temática" é incorreta, pois só se usa em início de frases, ou em nomes próprios (pessoas, filmes, séries, instituições, etc.)

² - O correto aqui é "desestabiliza", não "desistabiliza"

³ - A fim de promover a melhora, irei discutir com você um pouco sobre sua Introdução. Assim, nesse sentido, notei que você não apresenta as teses devidamente como problemáticas, pois colocou uma delas como "[...] traz mais benefícios do que malefícios...", ou seja, para o ENEM, isso seria um erro estrutural do tipo de texto: dissertação-argumentação. Então, sempre que for expor suas teses, problematize-as, logo, retire a parte de benefícios, e torne sua tese um problema por completo para que seja discutido mais a frente.


Desenvolvimento 1

Em primeira análise, é importante salientar que a rede de computadores,¹ trouxe grandes benefícios ao mundo, diminuindo distâncias, explorando áreas seja do ambito educacional, financeiro² social ³entre outros, mas também a comparação do mundo perfeito exposto pelas mídias sociais, ataques de ódio e o políticamente correto,notícias falsas, entre outros⁴. Visto que,⁵ população mais jovem é a mais afetada pela sua falta de maturidade e disernimento.⁶

¹ - Não é necessária a utilização da vírgula.

² - Aqui, invés de utilizar uma vírgula, coloque um "e"

³ - Como já utilizamos o "e", retire este "entre outros"

⁴ - Esse termo está sendo utilizado demais, procure retirá-lo da sentença ou use outro termo parecido.

⁵ - Retire a vírgula e adicione um "a"!

⁶ - Bom, agora vamos discutir sobre sua argumentação. Lendo seu ponto de vista, fica claro que está muito expositivo, você só fala abertamente dos problemas, mas não os problematiza corretamente. O que quero dizer é, o que a rede de computadores influência negativamente? De que forma? E quais são as consequências? Você deve esclarecer tudo isso para que haja coesão e coerência entre seus textos! Você diz que a população mais jovem é afetadas, mas isso é uma consequência de que exatamente? Você diz que foi o mundo perfeito exposto por ela, as fake news, discursos de ódio, mas, isso não está no senso comum? Você pode argumentar melhor que isso! 8-)


Desenvolvimento 2 :

Outrossim, a web tomou conta de grande parte da rotina dos brasileiros, cam¹ a facilidade de conexão por meio de dispositivos de rede móveis,tudo de forma rápida e precisa. Diante disso, a rede vem desbancando poder de influenciar e persuadir da TV.²

¹ - Provável erro de digitação, mas tome cuidado!

² - Esse parágrafo está muitooo expositivo. Na verdade, pelo seu tamanho (curto demais) ele acabou ficando sem sentido e, por isso, não agrega em nada ao texto. Como dito antes, procure problematizar, dizer as causas, consequências e finalizar retomando sua tese em poucas palavras! Desse modo, você não deixará um parágrafo "fantasma" no seu texto. Se você perceber, não há argumentação nem opinião, somente exposicão de fatos! (Isso é um parágrafo expositivo).


Proposta de Intervenção:

Diante do exposto, conclui-se a notoriedade do espaço ocupado pela rede na vida do ser humano,e sua persuasão no contidiano¹ da sociedade,² como todo³.Não obstante,os efeitos negativos,por muitas vezes⁴ traz circunstâncias relativamente graves, mas superáveis em comparação aos seus benefícios.⁵

¹ - "cotidiano", não "contidiano".

² - Retire a vírgula.

³ - "Como um todo", não "como todo". Ademais, prefira não utilizar muito essas expressões, dizemos que elas são prolixas.

⁴ - Adicione uma vírgula.

⁵ - Infelizmente, esse parágrafo está com nota zerada, pois não possui nenhum dos critérios necessários para a construção de uma solução para o problema, isto é, a proposta. Para isso, faça uma proposta de solução para seus dois problemas que você citou na Introdução, e use esses 5 itens obrigatórios:

Agente: Quem ira fazer?

Meio/Modo: Como o Agente irá fazer isso? Por meio de que?

Ação: O que o Agente irá fazer?

Efeito/Para que: Se o Agente fizer a Ação, qual a finalidade disso?

Detalhamento: Detalhe esses itens ao máximo!


Nota: Utilize Repertórios! Pesquise no YouTube sobre isso, é muuuuito importante na Redação!


Desse modo, corrigindo alguns erros de gramática e argumentação, você com certeza irá evoluir muito rápido! Até a próxima! :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por rodriguees29
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#119622
@Higorvaz, Tudo bem? Poderia corrigir alguma redação minha? Primeira vez que elabora uma e estou perdida. :(
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