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Por alanafischer
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#75361
‘’O cidadão invisível’’ trata da desvalorização de alguns indivíduos na sociedade brasileira. De fato, a crítica de Dimentein é verificada na população em situação de rua, que são muitas vezes estigmatizadas e consideradas banais por parte da sociedade. Nesse sentido, observa-se um delicado problema, que tem como causas o silenciamento e a negligência governamental.
Dessa forma, em primeira análise, a falta de debate é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento na questão dos moradores de rua, visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e na escola, gerando desinformação da maioria dos brasileiros. Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Em paralelo, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para a diminuição de pessoas em situação de rua. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos habitantes, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades para a inclusão de projetos que ajudam a população de rua. Dessa forma, garantir os direitos do cidadão e colocar os valores humanos em primeiro lugar.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso o Poder Público deve investir em programas de ajuda para pessoas em situação de rua, por meio da destinação de verbas, a fim de reverter a supremacia de interesses mercadológicos. Tal ação pode ainda, ser divulgada na mídia de massa para que a sociedade tome conhecimento. Paralelamente, é preciso intervir sobre o silenciamento presente no problema. Dessa maneira, o Brasil poderá ter menos ‘’cidadãos de papel’’, como defendeu Dimentein
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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