• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#62558
Na animação "Naruto", um trio de jovens que ficaram órfãs por decorrência de uma guerra, se tornaram moradores de rua e acabam sofrendo exclusão social de seu país. Fora da ficção a realidade apresentada não é diferente, visto que a exclusão social tem um grande destaque no Brasil, onde afeta a população em situação de rua. Isso pode ocorrer tanto pela negligência estatal quanto pela falta de oportunidade.
Primeiramente, o desinteresse do Estado influencia diretamente no comportamento da sociedade, que exclui de várias formas os moradores de ruas, com repressão, indiferença e violência. Torna-se evidente, portanto, a ineficácia do Estado em considerar essas pessoas sem teto como um todo. Segundo o filósofo immanuel Kant, "age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, através da tua vontade, uma lei universal", mostrando que as pessoas devem tratar o próximo como gostariam de ser tratados. Nesse sentido, evidencia-se a importância da atuação do estado para combater a problemática.
Ademais, a falta de oportunidades leva muita gente para o mundo do crime e das drogas, que é resultado da falta de condições mínimas de educação, de saúde e de um teto para morar, em que nasce grande parte da população. Diante disso, percebe-se que essas pessoas não têm a oportunidade de um emprego e nem tem uma renda que possa sustentá-los. O pesquisador Marco Antônio Carvalho Natalino, do Instituto de Pesquisa Econômica aplicada(Ipea), afirma que "o tamanho da população em situação de rua no Brasil sempre tem relação com pobreza, desigualdade social e infraestrutura urbana."
Portanto, medidas são necessárias para diminuir a população em situação de rua no Brasil. O Estado em conjunto com o MEC, deve promover ações que atuam nessa causa e que mudem a mentalidade das pessoas, para que não aconteça a exclusão social como em "Naruto", e também devem desempenhar projetos de capacitação, através de cursos que preparem esses moradores para ingressarem no mercado de trabalho, por meio de professores voluntários, a fim de que ocorra a diminuição de moradores de rua no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#63346
Tema: A população em situação de rua no Brasil

Legenda:
erro
possível erro
confuso
pode melhorar
desnecessário
(?) faltou algum elemento coesivo
repetição
adequação ao tema
correção
(x) observações
"stonkis"

INTRODUÇÃO:

Na animação "Naruto", um trio de jovens que ficaram órfãs órfãos por decorrência de uma guerra, se tornaram-se moradores de rua e acabam sofrendo (evite gerúndio) exclusão social de seu país. Fora da ficção, a realidade apresentada não é diferente, visto que a exclusão social tem um grande destaque no Brasil, onde afeta a população em situação de rua. (faltou conectivo) Isso pode ocorrer tanto pela negligência estatal quanto pela falta de oportunidade (oportunidade de quê exatamente?).

...
:idea: Comentários gerais: Amei o repertório :D. A introdução está completa! Com poucos desvios. Atente-se às observações.
#63349
DESENVOLVIMENTO 1:

Primeiramente, o desinteresse do Estado influencia diretamente no comportamento da sociedade, que exclui de várias formas os moradores de ruas, com repressão, indiferença e violência. (faltou conectivo) Torna-se evidente, portanto, a ineficácia do Estado em considerar essas pessoas sem teto como um todo. Segundo o filósofo immanuel Kant, "age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, através da tua vontade, uma lei universal", mostrando que as pessoas devem tratar o próximo como gostariam de ser tratados. Nesse sentido Logo, evidencia-se a importância da atuação do estado para combater a problemática.

COMENTÁRIO: Ao meu ver, o repertório não foi muito pertinente, pois pareceu mais um conselho à sociedade do que uma ordem ao Estado, o que mudou um pouco o foco do parágrafo.
Pra que título?

Deivid16 , vitoriaca visita também outra[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Ei, tudo bem? Vamos lá! Policarpo Quar[…]

Me ajudem aí, preciso de uma base para ver […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM