Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#42459
TEMA: A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO BRASIL.



Na obra, ‘’Capitães de Areia’’, do escritor Jorge Amado, é narrada a trajetória transgressora de um grupo de crianças abandonadas pelos familiares, o qual é condicionado a cometer delitos para se manter nas ruas. De maneira análoga, o cenário brasileiro atual é caracterizado pela indiligência estatal frente a assistência aos indivíduos sem residência, fato fomentador da sua busca por sobrevivência em meio a conjuntura violenta e carente do meio urbano. Nesse contexto, não apenas o declive econômico, como também a invisibilidade social são aspectos que contribuem para a perpetuação dessa situação problemática.

Em primeira análise, cabe pontuar que, o artigo 6 da Constituição Federal de 1988 assegura a moradia e ao auxílio aos marginalizados como direito primordial. No entanto, diante da crise financeira que acomete o país, a oferta de emprego tornou-se escassa, principalmente no setor terciário, em função do corte de gastos realizado para evitar a falência empresarial. Por conseguinte, sem uma renda mínima e com o aumento generalizado dos valores de serviços e produtos, parcela significativa da população fica impossibilitada de custear um imóvel e suas próprias necessidades básicas, recorrendo as ruas como única opção de local para viver quando a ajuda familiar lhe é negada e a governamental não cumpre a premissa da Magna Carta. Sendo assim, tal circunstância se adequa ao conceito de ‘’Anomia’’ de Émile Durkheim, no qual a ausência de regulação ocasiona a acentuação de impasses sociais. Dessa maneira, para conter o estado designado pelo sociólogo, a atuação do Poder Público é essencial.

Ademais, vale ressaltar, ainda, que a exclusão social e a desigualdade são responsáveis pela manutenção da situação indigna de vida dos sem teto. De acordo com geografo brasileiro Milton Santos, essa condição é resultando do processo de ‘’Globalização Perversa’’, por qual a percepção da pobreza e miséria faz-se irrelevante perante o individualismo do sistema contemporâneo. Nesse sentido, a ocultação desses sujeitos como cidadãos plenos, ato também evidenciado pelos menores no livro de Amado, dado que não são amparados por nenhum órgão político ou pelos moradores dos bairros que ocupam periodicamente, impede seu acesso às oportunidades equitativas e estimula sua inferiorização e preconceitos, os quais devem ser combatidos com ações legais de reinclusão.

Diante dos fatos mencionados, é mister que medidas sejam tomadas para reverter o preocupante quadro de pessoas sem domicílio no Brasil. Para resolver esse entrave, urge que o Ministério do Desenvolvimento Social elabore políticas públicas de acolhimento, cuja deve ser direcionada para criação de alojamentos comunitários, centros gratuitos de refeição e núcleos de consulta médica e psicológica, por meio do investimento governamental e associação com instituições filantrópicas, a fim de que a integralidade dessa coletividade seja garantida. Dessarte, será possível cumprir o propósito constitucional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#42537
@RianMxd, Muito obrigada :) Minha outra conta foi suspensa, tive que colocar minha redação nessa! O meu erro na redação anterior foi na colocação das conjunções. Fico feliz de saber que consegui melhorar nisso.
#42538
Ps: ''resultando'' era pra ser ''resultado'', escrevi errado quando fui digitar no word, mas conferi no papel e escrevi certinho kkkk acontece.
#42736
DPU (Defensoria Pública da União)todo ano faz concursos de redação com temas relacionados aos direitos humanos. Esse ano o tema foi: "Entre o seu e o Asfalto: Onde está a dignidade da população em situação de rua?". Eu tenho certeza que com a sua redação você teria grandes chances de ganhar (o concurso da DPU tbm da premiações para os melhores colocados).
#42737
Procure pelo concurso desse ano na internet, você vai encontrar muita informações e se você ainda estiver na escola pode pedir pra sua escola participar, (não paga nada e os melhores colocados ganham honrarias, prêmios e as escolas tbm podem ganhar até 10 mil de verba dependendo da sua classificação no ranking)
#43421
Olá, vou analisar sua redação !
Competência 1 - Aqui tem vários deslizes .
Na introdução, você retoma de forma inadequada : grupo de crianças abandonadas " deveria ser retomado por " nos quais " ao invés de " no qual" - erro de concordância verbal .
Artigo é em ordinal ou algarismo romano , por isso não é artigo 6 mas sim artigo 6° ou VI.
No trecho " recorrendo as ruas " - D1deveria haver crase " recorrendo às ruas " .
No D2, erro na grafia de " geografo " ( deveria ser " geógrafo ").
Erro na concordância verbal no D2 na palavra " preconceitos "
Competência 2 - Presença de repertório sociocultural ( livro do Amado , Durkheim , Constituição). Entretanto, saliento aqui o uso da citação de Dukheim vir no final do desenvolvimento , o que prejudica a progressão textual , uma vez que deveria vir no começo, preferencialmente após o tópico frasal.
Competência 3 - o fato supracitado já corrobora com a perda de progressão temática,mas , além disso, há uso da palavra " nenhum " no 2° desenvolvimento, o que confere generalização excessiva na sua argumentação, tornando - a superficial .Logo depois , você afirma que " moradores do bairro também não ajudam ..."
Ainda , falta autoria , pois há ausência de palavras que carreguem expressões fortes como " infelizmente/ deploravelmente " .
Competência 4- Bom uso dos conectivos inter e intra paragrafais , entretanto, há erro na conclusão com o pronome " cuja " , erroneamente usado .Deveria ser substituído por " as quais devem " . 1 erro nessa competência faz a nota ir pra 160 e não 200.
Competência 5- deve haver 5 elementos obrigatórios
AGENTE
AÇÃO
MODO / MEIO
FINALIDADE
DETALHAMENTO
agente : "Ministério do Desenvolvimento Social "
Ação : " elabore políticas..."
modo/ meio : não tem ( tesouro nacional , mídia, ongs .....)
Finalidade: " afim de que a coletividade "
Detalhamento :"cuja deve ser ...."- detalhou a ação.
Pela ausência de modo / meio perde - se 40 pontos .
Espero ter ajudado !

jherodrigues GlendaMorais dudaramos1 Podem[…]

Sua nota ficou 800! Espero ter ajudado!

A I Revolução Industrial, ocorrida n[…]

Preciso estudar mais o desenvolvimento, estou tend[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM