• Avatar do usuário
#74422
A novela "verdades secretas", da produtora Rede Globo, retrata a luta contra as drogas. Na trama, Larissa, interpretada por Grazi Massafera é uma modelo que sonha em ser muito famosa, porém as dificuldades na carreira e a difícil relação com a mãe a levaram a entrar no mundo das drogas, onde ela se envolve com um traficante e se torna cada vez mais viciada até entrar na Cracolândia. Fora da ficção, o uso de entorpecentes e o narcotráfico também são problemas no Brasil, levando em conta que a desigualdade social é um dos fatores contribuintes para esse vício.
Em primeiro plano, é necessário salientar que o Brasil, de acordo com pesquisas, está entre os países com maior mercado de drogas ilícitas. Contudo, também é muito comum o uso de alucinógenos legalizados como as bebidas alcoólicas, entretando, apesar de ser algo banal trás muitos males tanto para a saúde, quanto, em muitos casos, para a vida social. De acordo com o filósofo Aristóteles "Todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer." Nessa perspectiva, é possível compreender o fenômeno crescente do consumo dessas substâncias, e que muitas vezes é decorrente da falta de conhecimento das consequências do uso dessas drogas.
Outrossim, é importante ressaltar que muitas vezes o narcotráfico, e o exacerbado uso de substâncias ilícitas deriva de uma desigualdade social. Levando em conta, que há grande concentração do comércio de drogas em áreas de baixa renda, uma vez que, é frequente a entrada de jovens no tráfico com o objetivo de ajudar suas famílias financeiramente.
É necessário, portanto, que as famílias e as escolas, juntamente com programas de combate às drogas, como o Proerd, mostrar aos jovens as consequências do uso de entorpecentes. Assim, por meio de palestras, com ex-usuários, e por meio de campanhas que visam alertar os males causados por essas substâncias. Cabe também ao governo dar maior atenção para leis que visam promover auxílio e tratamento aos dependentes químicos, investindo em clínicas de reabilitação e, oferecendo também, ajuda aos familiares dessas pessoas. Logo, o número de consumo de entorpecentes e o narcotráfico reduziriam, e a população, assim, entenderia os riscos que as drogas proporcionam. Dessa forma, a política antidrogas no Brasil se tornaria mais eficaz.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Sobre seu texto: possui poucos erros gramaticais[…]

A Constituição Federal promulgada em[…]

Preconceito Linguístico

Conforme o poema "Pronominais" de Oswald[…]

Segundo dados do relatório Livre para Menst[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM