Não há dúvidas que, as diferenças sociais existentes são o mal o qual afeta o mundo, principalmente os países subdesenvolvidos. Nesse sentido, o escritor Darcy Ribeiro, expoente sociólogo brasileiro, afirma que o Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso. Nesse viés, observa-se, a maneira de colonização a qual foi utilizada no Brasil como a maior influência para o aumento desse diferencial que, acompanha o país até os dias atuais. Tendo por consequência, a favelização, marginalização, violência, desemprego e pobreza extrema.
Outrossim, atrelado à impunidade, nota-se, ainda, a falta de providências do poder público acerca da segurança no país. Assim, confirme o art. 144 da constituição federal de 1988, afirma que a segurança pública é dever do estado, porém, poucas ações são executadas. Logo, muitos problemas continuam coexistindo, como a precariedade do sistema penitenciário, degradação do espaço público, aumento da criminalidade, falta de programas securitários públicos, projetos e sistemas que promovem a proteção no dia a dia na sociedade.
Fica clara, portanto, a necessidade de medidas capazes de minguar as desigualdades no Brasil. Então é imprescindível que o ministério da educação com as escolas públicas combatam essas diferenças, investindo no ensino infantil e superior, valorizando a alfabetização e uma boa formação profissional. Assim, oferecendo oportunidade de uma vida digna, promovendo ofertas de empregos, diminuindo a discriminação e rebater a corrupção. Com o intuito de reduzir a desigualdade, como também a marginalização garantindo uma proteção de qualidade aos cidadãos no cotidiano social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada