Diante disto, é válido mensurar que a ignorância deste assunto sobre o racismo se dá pela negligência governamental. Sobre isso, na obra “Cidadão de papel” de Gilberto Dimenstein argumenta que nossa cidadania é apenas feita na teoria, visto que na prática as leis da Igualdade Racial, são menosprezadas no país. Tal contexto está em declínio com a realidade atual, já que no Brasil, os dados mostram nos dois primeiros meses deste ano, 1433 violações de descriminação racial. Logo, é coerente a displicência governamental em relação ao contexto atual do nosso país.
Outrossim, é indiscutível ressaltar que a desigualdade violenta no Brasil, como agente promotor da problemática. No mês de março de 2018, a vereadora Marielle Franco, foi morta a tiros junto a seu motorista em seu carro, afirmou o site de notícias BBC News Brasil. A vereadora em seu cargo, lutava contra o racismo e a violência contra jovens e mulheres. Partindo dessa notícia, mostra que a violência no país contra pessoas que lutam em defesa do racismo no país, acabam sendo alvos de ameaças e infelizmente perdendo pessoas importantes como exemplo a vereadora. Em razão disso, é postergada a resolução desses casos, já que a violência e desigualdade, contribui para a perpetuação desse quadro maligno.
Portanto, torna-se indeclinável, necessário medidas exequíveis para conter este desafio da persistência do racismo no Brasil. Para tanto, o governo federal, cuja função é manter este equilíbrio, junto com o Ministério de Recursos Humanos, promover palestras, reuniões em escolas, para diminuir essas estatísticas preocupantes que aumentam a cada ano. Além disso, cabe às mídias sociais, exemplo o Instagram, que promovam divulgações relacionadas ao assunto do tema para que haja interação com essas pessoas e que elas vejam o quão isso é importante. A partir disso, poderemos diminuir este contexto desumano que vemos nos dias de hoje.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada