Avatar do usuário
Por RyanSX222
Quantidade de postagens
#86591
No dia 13 de maio de 1888 foi sancionada por Princesa Isabel a lei Áurea que dava o direito a liberdade aos escravos no Brasil, mesmo após 125 anos deste ocorrido, uma parte da população brasileira continua com atos racistas e diminuindo a população negra, como no recente caso do jogador Celsinho do Londrina FC que foi chamado de macaco por um integrante da diretoria do Brusque Futebol Clube.

A partir de uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, 61% dos brasileiros presenciaram uma pessoa preta ou parda, sendo humilhada ou discriminada devido sua cor/raça em lojas, shoppings, restaurantes e etc. O filme LA 92 narra a história de Rodney King um motorista negro, sendo vítima de um espancamento por 4 policias brancos, o filme produzido pela National Geographic mostra o que aconteceu depois dos 4 policias serem absolvidos pelo júri de Los Angeles considerando que o espancamento não foi crime, a população negra enfurecida sai as ruas em protestos contra a postura racista institucional, qualquer semelhança com acontecimentos recentes, não é coincidência e sim a fatídica realidade.

Ademais, até o ano de 2002 as escolas ao falar algo relacionado a população negra sempre era o mesmo assunto, a Escravidão. Mas no dia 9 de Janeiro de 2003 foi sancionada a lei 10 639 que estabelece a obrigatoriedade de ensino da história e Cultura Afro-brasileira, assim despertando o interesse de jovens negros sobre a história de sua raça e os inspirando a lutar por seus devido direitos, nossa sociedade tem que combater falas e discursos racistas, pois até autoridades que deveriam estar lutando pro fim do racismo estão praticando este ato.

Portanto o Governo como poder máximo, deveria promulgar atos para mostrar e conscientizar que Racismo é algo desumano e criminoso, como comercias de TV, campanhas nacionais, palestras, promovendo empatia para o público, assim mostrando que racismo é um grave problema nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por hellsnt
Quantidade de postagens
#86631
Segundo parágrafo, poderia ter um conectivo entre a primeira frase e a segunda. "Sendo assim, o filme LA 92" (por exemplo).
Poderia ter outro conectivo "Portanto" ou "Logo, qualquer semelhança"
Intervenção: Se o racismo é um problema estrutural, apenas campanhas de conscientização seriam suficientes? Assim, do meu ponto de vista, parece um pouco fraca esta invervenção, mas válida. Falou quem (Governo), Como (Proposta) e qual meio (Tv), mas ainda foi superficial. Apenas uma sugestão minha: tente melhorar sua intervenção porque você escreve bem. Na minha perspectiva, consegue tirar 1.000 pts com alguma dose de esforço e persistência.
Um abraço!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
507 Exibições
por Arthurdel
A persistência do racismo no Brasil
por Lcarol    - In: Outros temas
0 Respostas 
35 Exibições
por Lcarol
A persistência do racismo no Brasil
por Lcarol    - In: Outros temas
0 Respostas 
36 Exibições
por Lcarol
A persistência do racismo no Brasil
por Lcarol    - In: Outros temas
4 Respostas 
127 Exibições
por Felipe082
Tema: A persistência do racismo no Brasil
por Giuliaa1    - In: Outros temas
1 Respostas 
92 Exibições
por Giuliaa1
A persistência do racismo no Brasil
por Isabela0272    - In: Outros temas
2 Respostas 
82 Exibições
por Isabela0272
A persistência do racismo no Brasil
por Sanncris    - In: Outros temas
0 Respostas 
20 Exibições
por Sanncris
A persistência do racismo no Brasil
por yasmimmagal    - In: Outros temas
0 Respostas 
35 Exibições
por yasmimmagal
A persistência do racismo no Brasil
por Ketelin    - In: Outros temas
0 Respostas 
46 Exibições
por Ketelin
A persistência do racismo no Brasil
por jord    - In: Outros temas
1 Respostas 
50 Exibições
por ManoelSan

Muito bom, da uma olhada nas redaçõe[…]

Ao afirmar em sua célebre canç&atild[…]

O debate

Em 2021, o famoso cantor sertanejo, Zé Neto[…]

Desastres Ambientais

Greta Thunberg é uma jovem ativista que lut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM