Por Anne24
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, repudia o racismo como crime inafiançável e indescritível. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado, com ênfase, na prática, uma vez que se observa os excedentes casos de racismo no Brasil. Diante dessa perspectiva, cabe analisar as causas de tal problemática: a herança histórico-cultural e a ideia de superioridade racial.

Precipuamente, deve-se ressaltar que a herança histórico-cultural está intrinsecamente ligada à prática de racismo na sociedade contemporânea. Essa conjuntura, remete ao início do Período Colonial no ano de 1535, em que a escravatura de negros trazidos da África perdurou por mais de 300 anos, sendo abolida somente em 1888 com a Lei Áurea. Nesse sentido, racismo está enraizado no pensamento da população moderna e colabora para que sem uma mudança na mentalidade das pessoas, o preconceito racial sempre será presente na vida dos negros brasileiros. Dessarte, é mister que essa ideologia discriminatória seja suprimida.

Ademais, é fundamental salientar a ideia de superioridade racial como impulsionadora do racismo no país. Nesse contexto, ainda há indivíduos na atualidade que acham-se melhores que outros por causa de sua cor,aonde a ideia de supremacia natural do homem branco inferioriza e humilha pessoas de diferentes grupos, sob premissas falsamente ideais de soberania. Diante desse exposto, esse cenário já foi protagonizado no passado por Adolf Hitler, no qual apoiado na ideologia da supremacia Ariana, foi o principal responsável pelo assassinato de cerca de cinco milhões de judeus. Logo, é preciso medidas para reverter esse cenário.

Infere-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC) - órgão responsável pelo sistema educacional no Brasil - viabilize a educação de crianças e adolescentes a respeito das diferenças, por meio da introdução de cartilhas e palestras, a fim de que a discriminação racial seja extinta do país. Somente assim se consolidará uma nação que respeita o próximo e repudia práticas racistas, onde a Carta Cidadã seja permeada pela efetivação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Arthurdel
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Acho que faltou o detalhamento
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