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#42986
A declaração universal dos direitos humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre povos e uma mesma nação.No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente ao contrário, quanto à questão do racismo presente em nosso cotidiano. Nesse contexto, percebe-se a configuração de vários problemas, em virtude de descumprimento de leis e a desigualdade em setores trabalhisticos.
Convém ressaltar que o descumprimento das leis é um fator determinante para as causas do problema. Segundo John Locke, "As leis fizeram-se para os homens e não para as leis".Nesse sentido, percebe-se uma lacuna, explicitado pela falta de legislação adequada.É possível perceber que a questão do racismo é de cenário global.
Outrossim a falta de oportunidades e a desigualdade em setores trabalhisticos entre negros e brancos ainda é um impasse para a resolução da problemática. Pela primeira vez na história, os negros do Brasil são maioria (50,3%) nos espaços de ensino em rede pública. Porém,isso ainda não é capaz de garantir melhores empregos e salários para eles. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e estatística) os brancos recebem em média de r$ 2769 e os negros r$ 1608, uma diferença absurda de 73,9%.
É evidente, portanto, desenvolver medidas que agem sobre esse problema.Faz-se necessário, então, que o Ministério da Justiça juntamente com as grandes mídias de acesso, divulguem amplamente os canais de denúncia, tanto via telefone, quanto online. Por meio das publicações nas redes sociais e transmissões ao vivo esclarecendo a importância da denúncia e ouvindo as vítimas que as fizeram relatando suas experiências e desmistificando os medos que a população tem. "Toda hora é hora de fazer o que é certo" Martin Luther King.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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