Primeiramente, evidencia-se que a abordagem e aprofundamento do racismo no início da formação dos "pequenos" é algo totalmente dissociado da realidade. Durkheim, sociólogo francês, defendeu: "A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza". Diante disso, percebe-se que a escola tem forte influência social e que, desse modo, necessita-se debater essa adversidade nesta poderosa instituição.
Outrossim, vale ressaltar que a falta de empatia é outro principal fator. Segundo o filósofo Bauman, o amar é mais falado do que vivido e por isso vivemos um tempo de secreta angústia. Sobre isso, tiramos que os indivíduos estão cada vez menos amorosos, consequentemente menos empáticos, uma vez que vivemos a ilusão de um mundo em que o amar é só falado.
Concluir-se que, tomando conhecimento das causas da intolerância racial, cabe ao Poder Executivo Federal intensificar, nas redes educacionais, abordagens ao tema, de modo que, as pessoas tomem conhecimento e reflitam sobre o assunto. Com isso, será possível formar cidadãos tolerantes, mudando a precariedade do cenário brasileiro atual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada