• Avatar do usuário
#76345
A persistência do racismo na sociedade brasileira

O período da segunda guerra mundial foi marcado pelas terríveis atrocidades cometidas por Hitler aos grupos minoritários, coma justificativa de que eles contaminavam a raça ariana, considerada superior. Semelhante a essa época, no contexto brasileiro contemporâneo, o racismo é um problema que continua presente, como pode ser notado no ódio que há por pessoas afrodescendentes. Dessa forma, por conta do legado histórico, além da mentalidade individualista da sociedade, esse problema se agrava na sociedade brasileira
Primordialmente, é necessário levar em consideração o legado histórico, para entender a persistência do racismo na sociedade brasileira. Desse modo, é necessário voltar ao período em que os portugueses trouxeram para o Brasil milhares de negros, que eram escravizados e tratados apenas como mercadorias, além disso o Brasil foi o último a abolir a escravidão. A partir desse contexto, é visto que o ódio contra esses indivíduos é um problema enraizado na cultura brasileira, os afrodescendentes sofrem racismo pois os brancos acreditam que são uma raça superior, e associam a cor da sua pele a coisas ruins, assim como na época da escravidão
Nota-se outrossim, como uma causa latente do racismo, a mentalidade individualista. Nessa perspectiva, o sociólogo Zygment Bauman afirma que vivemos uma modernidade líquida, onde há um individualismo e as relações humanas são frágeis. Desta forma, é evidente que tal obra é ilustrativa do cenário nacional, pois é notável a falta de respeito nas relações, visto os inúmeros casos de racismo que ocasionam até mesmo em terríveis assassinatos, isto é causado por conta de um pensamento atrasado na sociedade, em achar-se superior a outro indivíduo tendo como base apenas a cor da sua pele, esse pensamento retrógrado é passado para as futuras gerações, tornando um ciclo vicioso.
Destarte, medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Isto posto, as escolas, devem realizar palestras e debates, por meio da realização de eventos com pais, alunos e aberto para a comunidade, a fim de desconstruir a visão discriminatória da sociedade. Espera-se, com essa medida, que o racismo na sociedade brasileira seja paulatinamente erradicado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

2021 tem sido um ano particularmente marcante par[…]

Introdução Na cultura japonesa, o […]

A logística e infraestrutura da Funda&ccedi[…]

oii gente! Quem puder corrigir minha redaç&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM